domingo, 7 de março de 2021

REVOLUÇÃO

Esta noite sonhei com uma revolução. Saí na direcção da rua a correr, excitadíssimo. Não vi ninguém, as ruas estavam vazias. Só uns rapazes da Glovo e da Uber, montados em lambretas, bicicletas, cadeiras de rodas, de um lado para o outro a transportarem todo o tipo de porcarias com que as pessoas saciam corpo e alma. Eu sabia que a revolução estava a acontecer, tinha visto na internet, não havia como duvidar, pelo que não me permiti desmotivar. Quedei à espera da multidão em fúria. Puxei do telemóvel e constatei os relatos, as indignações, os temores dos contra-revolucionários e as insinuações dos reaccionários, apelos à violência, uma batalha campal de insultos cuspidos em todas as direcções. Era a revolução, havia sangue nas artérias da rede, em cada fio um corredor de gente revoltada, enraivecida, escandalizada, e em cada nó onde os fios se entrelaçam lá estavam os megafones com palavras de ordem e chuvas de pedras, barricadas de progressistas contra trincheiras de conservadores, bandeiras ao alto, o mundo nunca mais seria o mesmo, finalmente o apocalipse. Mas nas ruas não se passava nada, vazias como o maço de cigarros amarrotado que vi numa berma. Tudo pacífico, silencioso, só se ouviam passarinhos, melros, pardais, rolas, pombos, gaivotas e as primeiras andorinhas. Regressei a casa desmoralizado. A minha mulher e as minhas filhas assistiam à revolução através de telemóveis implantados nas palmas das mãos. A Beatriz via a revolução acontecer no Tik Tok, a Matilde seguia os acontecimentos no Twitter, a Ana discutia com as amigas por WhatsApp os avanços e recuos da revolução. Deitei-me na cama a ler um manual de guerrilha escrito pelo Che Guevara, ao mesmo tempo que fazia festas à cadela deitada a meu lado. Se ela não tivesse ladrado eu nem tinha dado por isso. Tocaram à campainha, fiquei apreensivo. Seriam forças progressistas ou a contra-reacção? Atendi. Era um rapaz da Glovo, vinha entregar-me uma revolução.

9 comentários:

alexandra g. disse...

Se isto é umMicróbio, eu sou uma larva :)))

Fantástica ideia, prosa, ponto(s) de situação.

Parabéns (sim, que a palavra é versátil :D ) Henrique!!!

hmbf disse...

Há muito que chamo micróbios às pequenas histórias que vou escrevendo. Em breve, espero, teremos nas bancas toda uma microbiologia. Mas mais não posso avançar. Saúde.

alexandra g. disse...

Eu conheço esta tua etiqueta (muito bem esgalhada, diga-se!), já vem de longa data, Henrique :)

E... que bons (ok, muitos :) leitores adquiram com prazer aquilo que pressuponho tratar-se de uma compilação de/dos Micróbios em fase pré-lançamento :D

Gonçalo Fernandes disse...

Para além da antologia de microficção prefaciada pelo autor deste blog, que os visitantes já devem conhecer, há um livro muito engraçado (e muitíssimo bem escrito, diga-se de passagem) chamado "Galáxia de Berlindes", dum Pedro Monteiro. No tempo em que as livrarias estavam abertas, e mesmo sendo verdade o que diz o grande filósofo Bo Diddley sobre as capas dos livros, era possível ficar intrigado com uma, folhear o coiso e sair de lá encantado da vida!
Aqui ficam alguns textos ultrabreves do dito coiso (nota a propósito: "História do Dito Cujo" é o título de um texto da antologia referida ao início, de Rui Manuel Amaral, autor de "Caravana", mais um destes livros de microficções; não sei se "Os Pés Frios dentro da Cabeça", do António Pocinho, é a mesma coisa, acho que não; agradeço sugestões para a troca!):

Gonçalo Fernandes disse...

NAUFRÁGIO

Traineira naufraga ao largo da Figueira da Foz. Dois jovens que na altura jogavam à batalha naval nas imediações foram detidos para interrogatório.



O CHÁ

Viajou até às plantações da longínqua província de Fujian. Vigiou o repouso da planta do chá enquanto os rebentos se carregavam de óleos essenciais. No dia certo, colheu as folhas mais refinadas e dobrou-as com a ancestral técnica do monge Da Fang. Quando a água pura da montanha de Wuyi atingiu os 85 graus, abençoou a infusão com uma prece ritual.
A bebida tinha todo o sabor de um chá raro e efémero: a harmonia aromática, as notas vegetais intensas, a amplitude do bouquet floral...
Mas a verdadeira luxúria, a luxúria que lhe percorreu o corpo todo quando sorveu o primeiro golo daquele chá primeur, essa veio da espera.



TÚNEL

O metro andava depressa porque tinha medo do escuro.



CONTRACEPTIVO FEMININO

Dona Arlete de cócoras, com uma cebola descascada numa mão, um cano de aspirador na outra e uma dúzia de rissóis a fritar na cozinha.



COERÊNCIA

Uma coisa era certa: se já fumava e conduzia depressa, tinha de começar a beber.



ÚLIMA IMAGEM

Antes de morrer, a última imagem que lhe veio à cabeça não foi a dos netos queridos nem a da mãe que nunca esquecera, mas sim a do Gregório dos Santos, o jogador do União de Lisboa que fora o cromo mais difícil da sua infância feliz.



SONHADOR

Tinha os pés bem assentes na lua.



VESÚVIO

Sofria tanto das hemorróidas, que tinha a impressão que o olho que o diabo esfregava era o dele.



TALHO EM CINZAS

Após aturada investigação, a Polícia Judiciária concluiu que o incêndio tivera origem numa das patilhas do talhante.



"BOCA DOCE"

Já homem feito, o miúdo do anúncio ainda não perdoou ao avô o facto de lhe ter roubado o pudim à má fila.



110 METROS BARREIRAS

Para se manter acordada, a ovelha começou a contar homens.



IMACULADA CONCEPÇÃO

O antigo bebé proveta julgava-se Jesus Cristo.



VOCAÇÃO (I)

- O que queres ser quando fores grande?
- Pequeno.



ALMAS GÉMEAS

Nada tinham em comum até o camião os apanhar ao mesmo tempo.



TROCA

Entregou uma cadeira de rodas e deram-lhe uma tonelada de tampas.



EXPERIÊNCIAS DE QUÍMICA

Passava o dia a agitar líquidos no laboratório. Chegado a casa, ainda tinha vontade de fazer uma tempestade num copo de água.



SERIAL KILLER

Solícito, deu-lhe uma mãozinha. Só que não era a dele.



CACHIMBO

Começou a fumar cachimbo para melhorar o habitat dos seus fantasmas.



EVOLUÇÃO

Era uma vez, há muitos milhões de anos, uma célula que se multiplicou por dois, por quatro, por dezasseis e assim sucessivamente, até chegar à matéria que constitui o Bidoeirense, que acaba de vencer o Ranha no seu estádio do Outeiro Agudo.



VOCAÇÃO (II)

- O que queres ser quando fores grande?
- Arquétipo. E tu?
- Estereótipo. Dá menos trabalho.



AO SOL

Sarcástico, o espantalho desejou ao boneco de neve uma longa vida.

Gonçalo Fernandes disse...

A VIAGEM DOS TRÊS REIS MAGOS

Os três Reis Magos levavam presentes para Herodes, o rei da Judeia. Perderam o rasto à Estrela Polar e pararam para saber a direcção. Deram com um lusitano que, mesmo não conhecendo o caminho, o indicou à mesma.
Resultado: foram parar a uma manjedoura.



POR ELA

Por ela acendeu a luz. Por ela foi buscar gelo ao frigorífico. Por ela saltou de um quinto andar. Por ela apanhou um pássaro em voo. Por ela domou um dragão. Por ela repôs a árvore na terra e o bife no boi. Por ela deslocou os Himalaias. Mas ela nem sequer reparou que foi por ela que acendeu a luz.



CONVERSA ECONÓMICA

- Eu ia ali pela e ele vinha da. Cruzámo-nos ao pé da e eu perguntei-lhe se. Ele continuou na. E eu nada de.
- E voltaste a insistir em?
- Claro que sim, mas a verdade é que. Olha, ao menos foi bom para.



MATRAQUILHOS

Não percebia como é que tinha perdido tantos jogos seguidos. Até que reparou que os seus bonecos do meio-campo conversavam alegremente entre si.



GÉNESIS

Nóe disse aos animais da arca que o Dilúvio era um caso sério, mas que o verdadeiro perigo era o Homem. Não o ouviram, entretidos que estavam a namorar aos pares.
O resto é o que se sabe.



NOTÍCIA NO JORNAL LOCAL

O carro da Funerária Armindo embateu ontem, na rotunda dos Fornos, numa carrinha frigorífica que descarregava peças de carne. O condutor do veículo funerário saiu ileso. O único ferido a registar foi o morto, que à hora do fecho desta edição se encontrava em situação estável.



COPYRIGHT

Com receio de ser plagiado, o pintassilgo não canta tudo o que sabe.



ALCATIFO-DEPENDÊNCIA

Passava a vida a cheirar uma amostra de alcatifa que trazia no bolso. Nos momentos de maior ressaca, tocava à porta duma solteira de meia-idade e afocinhava na alcatifa do hall de entrada.



ANTROPOLOGIA

O Masai é alto por saltar muito; o Pigmeu é baixo por se agachar na floresta.
Isto são verdades científicas.



PAÍSES SEM SELECÇÃO OFICIAL DE FUTEBOL

Mónaco, Vaticano, Nauru, Shangri-La, Oz, Terra do Nunca, País das Maravilhas, País dos Brinquedos.



CICLO ONÍRICO

A avó levou o neto à cama que levou o sono ao olho que levou o corpo ao sonho que levou a mente à luz que levou a graça ao neto que levou a avó à cama.



VELHA CASA EM ZONA DE GUERRA

Assistira a tanta dor e ruína, que em vez de rachas tinha rugas.



O GNOMO

Via o gnomo sempre que saía à rua: na biblioteca, entre dois corredores do supermercado, na praia, a fazer nudismo...
Tentou o psicólogo, a terapia ocupacional e os comprimidos. Em vão.
Quando o gnomo lhe entrou em casa, desistiu dos tratamentos e comprou uma cama de criança.



DENTE POR DENTE

Na infância trocam-se cromos. Na velhice trocam-se crostas.

Gonçalo Fernandes disse...

DELINQUENTE

Traficava droga, assaltava lojas e esfaqueava rivais. Mas continuava a esconder o cigarrito sempre que passava por um dos amigos do pai.



A AMBULÂNCIA

A ambulância vertia sempre um par de gotas de óleo sempre que um paciente morria no trajecto para o hospital.



AVISO

Por alturas do fim do mundo, não deixe tomates no frigorífico, pois pode não conseguir voltar a casa e os tomates estragam-se.



LÁBIOS

Louca de amor pelo pintor e a sua obra, a mulher iludiu a segurança e beijou a pintura abstracta, marcando indelevelmente com batom vermelho a tela branca.
Conformou-se com a acusação de "vandalismo e degradação de obra de arte" (ela que nada levara, que apenas deixara os lábios). Aceitou com um sorriso a pena decretada. Suportou com resignação a humilhação pública.
Só não compreendeu a não retribuição do beijo.



PRECISA-SE

Mortos não comprometidos, com menos de 1,70 m de altura, para dar vazão a stock remanescente de caixões de pinho.



DESILUSÃO

Rapunzel lançou a sua longa trança para o príncipe subir. Mas devido à acentuada oleosidade do seu cabelo, o belo pretendente não conseguiu escalar. Conclusão: quem se apresentou no cimo da torre foi o alpinista João Garcia, já com aquele nariz.



OS ROBÔS

Os combatentes de boxe de robôs, outrora tão populares, estavam a perder público. É que, embora vertessem bastante óleo, os velhos autómatos não sangravam.



CALOR HUMANO

Era tão carente de calor humano, que pedia ao vendedor da "Reader's Digest" para lembrar às testemunhas de Jeová que lhe fossem bater à porta.



GOOGLE EARTH

Activou o programa e foi até África. Passou por rios e lagos, campos e cidades, até chegar à montanha virgem, intocada. Observou-a de perto e, entre a vegetação cerrada, vislumbrou um vulto humano. Aumentou a imagem e confirmou a suspeita: era ele próprio.
Tinha-se finalmente encontrado.



COSMOPOLITISMO

À força de querer ser cosmopolita, começou a pintar em francês e a fotografar em inglês.



DUPLA EFEMÉRIDE

A 20 de Julho de 1969, Neil Armstrong chegava à lua. A 20 de Julho de 1989, Aníbal Godinho chegava à rua.
Lá em cima, o americano pesava 12 quilos. Cá em baixo, o português pesava 120 quilos.



NECROLOGIA

Faleceu ontem, pelas 15h30, no Parque Municipal de Fafe, vítima de prolongada esposição solar, Ruben Alexandre Martins dos Santos, boneco de neve de 7 semanas de idade e uma das mais carismáticas figuras fafenses. Deixa cenoura e dois pauzitos. À família enlutada endereçamos sentidas condolências. O cortejo fúnebre sairá amanhã, pelas 14h00, da Igreja de Nossa Senhora das Neves. Não haverá lugar, por motivos ponderosos, a missa de corpo presente.

hmbf disse...

Não conheço a "Galáxia de Berlindes", mas conheço várias coisas do António Pocinho de que gosto muito.

Gonçalo Fernandes disse...

Saudoso!