tag:blogger.com,1999:blog-5657609118465117315.post5250164509814399570..comments2024-03-26T18:10:43.133+00:00Comments on antologia do esquecimento: O REI FAZ VÉNIA E MATAhmbfhttp://www.blogger.com/profile/05417154097887819058noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-5657609118465117315.post-52674867101950430942011-06-14T20:23:10.053+01:002011-06-14T20:23:10.053+01:00Tem tanto conteúdo. Apetece sublinhar tudo. Apetec...Tem tanto conteúdo. Apetece sublinhar tudo. Apetece conversar com a Herta... põe por palavras coisas impossiveis. mas é aquilo. é mesmo aquilo.Sandra R.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5657609118465117315.post-12337317345444968172011-04-17T20:59:53.541+01:002011-04-17T20:59:53.541+01:00Se eu soubesse alguma coisa do assunto, diria que ...Se eu soubesse alguma coisa do assunto, diria que tudo se constrói pela linguagem. Da realidade à verdade, tudo se constrói.hmbfhttps://www.blogger.com/profile/05417154097887819058noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5657609118465117315.post-87345853532959552682011-04-14T13:35:09.673+01:002011-04-14T13:35:09.673+01:00"Porque a nossa razão de ser está na complexi..."Porque a nossa razão de ser está na complexidade do pensamento, onde uma rede de associações dificilmente descritíveis ampara a lógica e a memória sob os trapézios voadores da imaginação. Quando muito, pode haver empatia entre o objecto e a palavra que o nomeia. Mas o contexto acaba sempre por determinar o significado, e o significado impõe o sentido." <br /><br />Tudo isso é muito curioso, recorda-me um pouco as leituras incipientes (mas também insipientes) da semiótica, nunca consegui me aventurar pelo pensamento de C. S. Pierce e entender o que ele propunha de novo, diferente.<br /><br />A nossa razão de ser está na complexidade do pensamento: justo, correto. Mas haveria sucessivas camadas, e também a razão de ser está num trapézio, amparado por um outro solo, numa cadeia cuja ponta seria o significante (o signo?), mas que está distante demais para que os sucessivos elos possam garantir-lhe um estatuto de "veracidade". Seria antes "opacidade". Então qualquer verdade seria, por princípio, impossível?Marianahttps://www.blogger.com/profile/04838386336822096185noreply@blogger.com