quinta-feira, 1 de julho de 2021

ELEGÂNCIA

A elegância enfada-me, a deselegância incomoda-me. Prefiro ser incomodado a ser enfadado. Gosto de gente trambolha, esgrouviada, gente que não carregue sobre os ombros uma cabeça passada a ferro, capaz de soltar gargalhadas sem temer mostrar os dentes. Pessoas demasiado elegantes inspiram-me desconfiança, não consigo conceber que alguém possa perder mais tempo a olhar-se ao espelho do que a observar o mundo à sua volta. As pessoas elegantes não são necessariamente delicadas, a graça que podiam ter fica submersa na contenção calculada dos gestos. Exibem fragilidades dissimuladoras da maldade que qualquer ser humano tem dentro de si. O maior perigo que revelam é a negação dessa maldade, torna-as reféns de um mundo de aparências altamente ameaçador. Pessoas airosas e simples como flores selvagens são difíceis de encontrar, pessoas com gestos inspiradores de uma naturalidade persuasiva. Por regra, o tipo elegante nada tem de natural. É de uma beleza forçada e fictícia, artificial como jardins públicos em que as plantas fossem todas de plástico ou de borracha. No tipo desalinhado e desarrumada encontro, pelo menos, um vislumbre de selvajaria. Como tudo o que é selvagem, atrai-me pela energia mesmo quando me coloca sob cautela. Nenhuma princesa seria capaz de me seduzir como me seduz o filho das selvas. Não gosto de cristais, prefiro barro. 
 
Juraan vink, dos “Diários”.
(tradução minha)

Sem comentários: