terça-feira, 18 de agosto de 2009

CRISE DE LIMAS





Entre Caldas da Rainha e a Esteveira, uma breve paragem na Sonega para voltar a experimentar as costeletas d’A Casinha. Chegámos a boa hora. Casa vazia, uma sala só para nós, as miúdas à vontade depois do enfado de uma viagem que a Beatriz vingou aos pontapés no Basquiat, o Basquiat ultrapassou assaltando o colo dos donos e a Matilde ocupou com dúvidas imensas sobre o reinado da fantasia. A Ana acompanhou-me no tinto, deixando claro ao segundo copo que a partir dali iria eu ao volante. Até então, tinha vindo de pendura a regalar os olhos com as vistas e páginas muito a propósito do Fallorca: «A tradição ainda tem muita força e, em muitos casos, manifesta-se pela boca» (Entre Chipiona e Tarifa, 2002). O nosso “mutante canídeo” é que não teve a mesma sorte dos nossos estômagos. Nem de um osso de costeleta nos lembrámos para o pobre desgraçado, que vai ter de se aguentar o resto da viagem com as biqueiradas da Beatriz. Regresso à mansão da Esteveira sabendo que daqui terei de partir para voltar ao meu sótão das Caldas, mas sobre idas e voltas não teço quaisquer considerações. Prefiro aproveitar o estar a perder-me no e depois. Garanto apenas que não me importaria nada de vir experimentar a solidão para aqui durante uns tempos. É certo que as férias oferecem-me um conforto que não existiria se tivesse que fazer a vidinha sem contar com os simpáticos aconchegos da dona Lurdes e do mestre Vivaldo, que nos brindam à chegada com 50Kg de batatas, uma dúzia de ovos, 3 polvos, um saco com tomates e pimentos. Este ano também não nos deixámos ficar atrás: roupa para a neta mais nova, pão-de-ló do Landal e ginja de Óbidos. Seja como for, antes de atearmos o lume das elucubrações melancólicas é preciso atestar o frigorifico. Descemos a Lagos e, atestada a bagagem de víveres, espantamo-nos com a ausência de limas. Temos a cachaça, o açúcar louro, o gelo, faltam as limas. Nem no Modelo, nem no Lidl, nem no Pão de Açúcar. O país atravessa uma crise de limas. A minha sede também.

2 comentários:

Nuno Dempster disse...

Pobre do Basquiat :) Esteveira - só pelo nome apetece ir para aí. Que mergulhem nesse mar, que o daqui até faz reumatismo.

mc disse...

boas férias.

até qualquer dia, nas Caldas