sexta-feira, 12 de outubro de 2018

PESSOAS MUITO INTERESSANTES

Na cidade, o pensamento reflectiu uma espécie de competição: o modo de ver poético e mítico, comum nas aldeias, versus a argumentação e reportagem diárias que dominam a vida urbana. No fundo, era uma competição entre economias de subsistência e economias excedentárias — os mercadores centralizados. Assim, os filósofos — os sofistas — ensinavam os jovens abastados a argumentarem eficazmente em público. Fizeram um excelente trabalho. São os mestres fundadores de toda a linhagem intelectual do Ocidente. Noventa por cento de tudo o que os chamados «humanistas» fizeram ao longo da história foi perder tempo com a linguagem: gramática e retórica, e depois filologia. Durante dois mil e quinhentos anos, os humanistas acreditaram não só na Palavra, mas num formato correcto para ela. E se alguns franceses tentam hoje desarticular a Palavra, é porque pertencem a essa mesma tradição e são dominados por igual obsessão. Mas houve pessoas muito interessantes nessa tradição: Hipátia, com o seu paganismo intelectual e matemático, e Petrarca, o primeiro montanhista moderno e primeiro poeta lírico em língua vernácula, para referir apenas dois.

Gary Snyder, in A Prática da Natureza Selvagem, trad. José Miguel Silva, Antígona, Julho de 2018, pp. 103-104.

Nota: refira-e que Hipátia morreu na sequência de um ataque perpetrado por cristãos em fúria, zeladores da palavra do Senhor. Arrastada pelas ruas da cidade, foi violentamente torturada. E o corpo lançado a uma fogueira. 

1 comentário:

Anónimo disse...

O post anterior, que destacava outro trecho do livro de Gary Snyder, disse-me tanto que acabei me vendo a encomendar o livro, ainda que não tenha sido ainda publicado no Brasil, um bocado mais caro devido a taxas de importação, mas a edição da Antígona. Ainda que o momento desaconselhasse tal gasto. Não pude evitar e penso que valerá a pena. Nunca li Gary Snyder e fiquei grato pela descoberta e já ansioso pela chegada do livro.
No entanto, lendo este outro post, fiquei em dúvida quanto a determinado trecho: "Assim, os filósofos — os sofistas — ensinavam os jovens abastados a argumentarem eficazmente em público. Fizeram um excelente trabalho. São os mestres fundadores de toda a linhagem intelectual do Ocidente.".
Desculpe-me desde já pela ignorância... mas sempre desconfiei que Sócrates, não os sofistas, fosse o fundador "de toda a linhagem intelectual do Ocidente", desde Platão, Xenofonte, Aristóteles... Fiquei realmente intrigado. Tomara chegue logo o "A Prática da Natureza Selvagem".
Grato. DRB.