quarta-feira, 1 de maio de 2024

PAUL AUSTER (1947-2024)

 


Nascido e criado em Newark, Nova Jersey, Paul Benjamin Auster viu pela primeira vez a luz do dia a 3 de Fevereiro de 1947. Morreu ontem, 30 de Abril de 2024, com 77 anos. De origem judaica, nomeadamente com raízes na Rússia e na Polónia, conta-se que uma das suas avós assassinou o marido. No início da década de 1970, frequentou a Universidade de Columbia. Foi aí que leu, pela primeira vez, alguns poetas franceses que traduzia enquanto começava a escrever os primeiros poemas. Mudou-se para Paris, onde viveu entre Fevereiro de 1971 e Julho de 1974. Sobreviveu como telefonista, tradutor de Sartre, Mallarmé e Blanchot, etc. De regresso aos Estados Unidos, prosseguiu a carreira de tradutor e começou a escrever artigos na imprensa. Casou com Lydia Davis, de quem teve um filho, em 1977, mas pouco tempo depois divorciaram-se. Chegou a ponderar o abandono da actividade literária. A morte do pai, em 1979, forneceu-lhe novos motivos para a escrita. E em 1981 casou-se novamente, desta feita com a escritora Siri Hustvedt, de quem teve uma filha. Em 1982, publicou "The Invention of Solitude", um volume de memórias tendo por motivo a morte do pai. Seguem-se "Squeeze Play" (1984), como Paul Benjamin, e o início da conhecida Trilogia de Nova Iorque, com "City of Glass" (1985). Os primeiros livros de poemas datam do final da década de 1980. Em 2002, as Quasi Edições editaram em Portugal os seus Selected Poems:
 
EM MEMÓRIA DE MIM MESMO
 
Tão-somente ter cessado.
 
Como se eu pudesse começar
onde cessou a minha voz, eu mesmo
o som de uma palavra
 
que não consigo articular.
 
Tanto silêncio
para trazer à vida
nesta carne apreensiva, o ribombar
do tambor das palavras
na interioridade, tantas palavras
 
perdidas na amplitude do meu mundo
interior, e assim ter sabido
que apesar de mim
 
eu estou aqui.
 
Como se fosse isto o mundo.
 
Paul Auster, in "Poemas Escolhidos", trad. Rui Lage, Quasi Edições, Novembro de 2002, p. 116. Além de escritor, de poeta, romancista, ensaísta, tradutor, Paul Auster é também conhecido no cinema pelo trabalho em filmes tais como "Blue in the Face", "Smoke", "Lulu on the Bridge" e "The Inner Life of Martin Frost". Todos recomendáveis.

Sem comentários: