quarta-feira, 30 de junho de 2021

DÍVIDAS

Descobri recentemente uma dívida à Segurança Social. Pediram-me uma declaração de não dívida e entrei no sítio da SS, espécie de câmara de horrores, para requisitar a tal declaração. Eis senão quando dou com uma dívida que remonta aos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2007, Janeiro a Julho de 2008. Passaram 14 anos. Esta gente tem o meu endereço postal, o meu e-mail, têm o meu número de telefone (actualizado em 2010 e 2019). Nunca recebi uma notificação para pagamento do que quer que fosse. Nada. Silêncio absoluto. Não sei porque tenho tal dívida, em que consiste, não fui informado da mesma, só tomei conhecimento de que a tinha porque preciso de uma declaração de não dívida para… trabalhar. O que vou receber pelo serviço que tenho a prestar não cobre sequer a dívida, que só em juros de mora já vai em mais de 700€. O que são estes juros de mora? São o que cobramos pela ignorância. Ou, se quiserem, o que cobramos por não estarmos informados. Também podem interpretar de outra forma, são o que pagamos à Segurança Social pelo silêncio da Segurança Social. 14 anos passaram e nunca ninguém piou. Zurro eu agora, o burro, o asno, o jumento, a besta. E pago. E calo.

Sem comentários: