quarta-feira, 17 de novembro de 2021

JÁ OUVISTE UM CUCO CANTAR?


 (...)

MANEL
Já ouviste um cuco cantar? Imita o cuco Sobre por mim acima uma sensação estranha quando ouço o cuco cantar... e gosto... não sei porquê mas gosto... gosto de cantar como cantam os cucos... dizem que andam os ciúmes no ar quando cantam os cucos... Larga-o

JOHN
Deixa lá o cuco...

MANEL
Deixo, deixo... mas está a subir por mim a cima uma sensação... Patético, sofrido, indica o kilt Olha para mim... achas.me bem assim, nesta figura? Breve silêncio Há dias alguém me contou uma história quando se pôs a olhar para a relíquia do meu avô. Pausa. Numa destas guerras, um soldado telefona para a mãe a dizer-lhe: "Mãe, tenho um amigo que ficou muito ferido num combate. Está cego e sem uma perna e eu queria levá-lo comigo para nossa casa". A mãe ficou silenciosa e depois disse-lhe: "Mas, meu filho, vais trazer assim uma pessoa nessas condições, é melhor não, já basta o teu sofrimento". Umas horas depois o rapaz suicidou-se. Pausa O amigo era ele. Breve silêncio Não sei porque me lembrei... Saindo, patético Ah, o que eu sinto ninguém pode sentir por mim... é um grito que sobe por mim acima como um foguete em dia de festa... John está apavorado vendo Manel desaparecer. Ouve-se o cantar do cuco e, de mistura, em gravação, um grito de dor de Manel, como se ecoasse num vale imenso. Escuro.

(...)

Abel Neves, in  El Gringo seguido de Lobo-Wolf, Edições Cotovia, Setembro de 1998, pp. 93-94.

Sem comentários: