sábado, 28 de janeiro de 2023

OLHAR PARA BAIXO

 


Voz-Off    MAX VERSUS STEVIE NIMMO!
     Max e Stevie usam máscaras de luta livre e luvas de boxe. Caminham na direcção um do outro e batem nas luvas. Luzes estroboscópicas. Começa a tocar speed metal bem alto. Os rapazes desatam a trocar murraças. Decorrem várias rodadas, intercaladas por um toque de campainha e uma pausa em que voltámos ao normal, com luzes, e sem música. As lutas são muito enérgicas, desgastantes, alimentadas pela raiva. O que lhes falta em técnica, compensam com a raiva. Nos intervalos, os actores mostram-se cada vez mais exaustos e a sofrer. Tentam recuperar a respiração, ofegantes. Apoiam-se na parede, prestes a desistir. Gritam para o ar em jeito de motivação. Tentam cativar o público para continuar a encorajá-los. Algo que é mais e mais difícil de fazer. Assim que a campainha toca, saltam logo para os lugares, como lobos. Por fim, Max começa a ganhar vantagem sobre Stevie. Após um par de golpes rápidos de Max, Stevie solta um uivo, cai e permanece deitado. A música pára. Max põe-se ao lado de Stevie. Iluminada por baixo, a sombra dele projecta-se enorme na parede atrás, exactamente como tinha acontecido com a sombra de Danny Guthrie. Max põe-se de pé e tira um pedaço de papel do bolso. Lê-o, quieto, vagarosamente e triste, sem qualquer tipo de celebração.
Max   Como Fazer Um Discurso de Vitória. Chegaste à meta! Chegaste à meta antes de toda a gente! Estás cercado de câmaras, tens microfones espetados na cara, a tua vez chegou! És um herói! Sorri o mais que puderes, mostra como estás feliz! Cumprimenta os teus adversários! Conta como foi duro e te deram trabalho, como foi difícil vencê-los. Mostra-te feliz, lembra-te de sorrir. Sê espirituoso, tem orgulho em ti, agradece ao público, agradece aos teus fãs, agradece ao teu treinador, agradece aos teus pais. Derrotaste o adversário. Provaste o teu valor. O vencedor és tu e só tu! Não és uma merda. Não és um inútil. Não és a porra de um zé-ninguém. És adorado por todos. Bom trabalho.
Longo silêncio. Stevie continua deitado no chão e não olha para cima. Max atira o papel ao chão. Continua de pé, a olhar para baixo.
 
Kieran Hurley e Gary McNair, in Taco a Taco, tradução de Eduardo Calheiros Figueiredo, Artistas Unidos/Snob, Março de 2022, pp. 48-49.

Sem comentários: