domingo, 10 de dezembro de 2023

Diz Peter Beaumont, no The Guardian

"As pessoas morrerão nas ruas": Gaza teme o início do inverno à medida que as doenças aumentam
Chuvas e tempestades espalham as tendas dos deslocados, os cuidados de saúde ruíram e o medo é que as coisas possam piorar ainda mais
O inverno está a chegar rapidamente a Gaza. Tempestades de chuva e ventos fortes já varreram a faixa costeira, espalhando tendas e encharcando aqueles com pouco abrigo numa crise em que cerca de 1,8 milhões de palestinianos foram deslocados pela ofensiva de Israel.
Com a chegada do Inverno, uma situação já catastrófica, em que quase todos os cuidados de saúde de Gaza entraram em colapso, está a piorar rapidamente.
As mulheres dão à luz em tendas e em condições não esterilizadas. O fumo das fogueiras agrava as doenças respiratórias. Aqueles que necessitam de medicamentos têm sido forçados a ir às vezes até 10 farmácias numa busca muitas vezes infrutífera.
(...)
Doenças transmissíveis estão a aumentar de forma alarmante, de acordo com dados partilhados pela Organização Mundial de Saúde. Há diarreia com sangue, infecções respiratórias, icterícia, hepatite A e meningite.
A escassez de antibióticos está a provocar mortes por infecções pós-operatórias entre os feridos. Os doentes crónicos, incapazes de ter acesso a cuidados e medicamentos, morrem muitas vezes sem serem registados como vítimas da guerra."

Sem comentários: