sábado, 24 de setembro de 2022

DOIS LIVROS DE ANTÓNIO FERRA

 


   Dois livros bastante diferentes um do outro, publicados ambos este ano: “A Poesia Ri Unida” (Eufeme, Maio de 2022) e “Lengas e Narrativas” (Edições Húmus, Junho de 2022). Comecemos pelo primeiro. Tal como o título indica, num humor desimportantizante característico do autor, trata-se de uma reunião, não da obra anteriormente editada em livro, mas de poemas dispersos por revistas publicadas entre 2009 e 2021. A excepção é um inédito intitulado “Dores”, poema pungente em que o mal-estar contagioso da actualidade vem à tona com fúria desmedida: «e eu sem potência para apagar filhos da puta» (p. 37). Não é comum nesta poesia temperaturas coléricas tão elevadas, sendo mais frequente o recurso ao riso enquanto sabotagem da realidade decadente e de um quotidiano pulverizado de personagens por vezes picarescas, noutras ocasiões risíveis, amiudadamente desvalidas. Portanto, a poesia que ri neste volume transborda os domínios da ironia e da sátira reconhecíveis noutros momentos da obra de António Ferra (n. 1947). Mantém-se, no geral, a paisagem suburbana enquanto palco privilegiado das observações do sujeito poético, mergulhado num “modo funcionário de viver” onde recolhe quadros de uma actualidade estrangeirada. O teatro é o da «tirania / num campo de refugiados suburbanos» (p. 11), por vezes em poemas sequenciais que retratam com linguagem militantemente coloquial «o constrangimento dos sonhos, / a severidade das sombras» (p. 48).
   Dá-se especial atenção nestes poemas aos pobres, aos excluídos, aos exilados, aos humilhados e ofendidos, a essa massa de gente infinda usada e usurpada pelas forças que dessa gente se servem esgotando-a, tornando-a impotente e incapaz. É curioso, mais ainda pela dispersão inerente ao conjunto, como em diversos destes poemas surge essa imagem de fraqueza que vai do sentimento de «culpa de não combater» (p. 11) à falta de «voz para gritar a injustiça» (p. 48), desembocando no apelo quase desesperado do poema “Contaminação”: «não feches o riso / que se abre nas tuas mãos abertas, / não feches o grito de revolta / quando a janela se abre aos odores de um fogo extinto» (p. 52). Uma dúvida a esclarecer: o riso é arma ao serviço da revolta ou solução para a impotência?
   Bem diferente, em todos os aspectos, é o segundo livro acima aludido, introduzido por uma explicação prévia à laia de prefácio: «Trata-se de poemas com deliberada intenção de trazer à luz os mais sombrios actos criativos — e caritativos — das palavras, dançando ao ritmo cardíaco dos versos estampados, não negando, todavia, a forte influência de uma corrente barroca, e neoclássica, surrealmente presente nos critérios de recolecção dos versos que integram a antologia “lengas e narrativas”». Neste caso, o espaço de representação confunde-se com a pura experimentação formal. Mais maneiristas do que barrocos, estes poemas afirmam-se pelos desequilíbrios, pelos exageros expressivos, aqui grotescos, acolá burlescos, gozando de uma variedade (in)formal que vai da redondilha à canção. São experiências lúdicas com palavras, a linguagem poética cedendo ao gozo dos efeitos fonéticos — «a salsugem dos barcos / a penugem dos braços» — e polissémicos, jogo que não prescinde do seu inventário intensivo de caricaturas: «o pobre de porshe» (p. 10), «o rico sem cheta» (p. 12), «os ais obscenos / de suínos urbanos» (p. 31), «o mendigo enganado / o bardo e o frade / de cotão no umbigo / e espinho do cardo // o carneiro inchado / a donzela porreira / de seio fanado / e liga de freira // o cilício de nastro / o amante filtrado / o cu de alabastro / da alcoviteira» (p. 41).
   Ao barroco foi António Ferra buscar certa pompa para a desmontar e desfazer ironicamente, nomeadamente ao minar modelos métricos, ao grafitar o luxo das imagens com o corriqueiro, apostando em conceitos rebuscados e títulos extensos: «de autor anónimo (sec. XVIII) publicado na Gazeta «O Furjão» em depósito na biblioteca da Junta de Freguesia de Albergaria de Loivã» (p. 33). Tudo isto é escárnio da pompa e da circunstância, dos efeitos supérfluos e palavrosos, da cagança espaventosa e da solenidade que, em pleno século XXI, se conserva intacta no espírito e nos comportamentos de uma horda de artistas eximiamente distribuídos pelas diversas instituições nacionais. Fique, a título de exemplo, a «efémera fama de um opinion maker»:
 
a efémera fama
tua alma aclama
 
na tua lama
a tarântula branca
anémona plana
numa feira franca
 
tua alma acalma
a efémera fama
abre o melodrama
alimenta a chama
da boca que trama
 
tua alma aclama
a tua boca brama
tua efémera fama

Sem comentários: