sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

CARLOS DO CARMO (1939-2021)

 


(...)

   «Porque é que você canta?»
   Entretanto, dentro de mim, esfrego as mãos com escandaloso contentamento. Ele vai dizer, ele vai dizer!... Com a alma podre de maus desejos e intenções, espero ir um dia cair no meio certo do inferno. Ele vai dizer que canta para comunicar com os outros - vai, vai!...
   «Canto por necessidade.»
   Pronto, já me lixou! Mas palavra de honra que sou safado. Atiro: «E não canta para comunicar com os outros?» Sim, senhores, estou a ser desleal, estou a pôr armadilhas. Mas é desta maneira que se vê como se move uma pessoa. Se é por si própria ou por corda como os brinquedos, ou por grãos de milho como os pombos. Vou mostrar o meu jogo, uma ova! Assim mesmo manhosamente:
   «Não canta para comunicar com os outros?»
   É quando aparece o belo golpe de inteligência. Carlos do Carmo diz que sim, mas que isso acontece por ele não ceder a uma comunicação supeficial, ela resulta - a comunicação - precisamente devido a ele cantar por uma necessidade profunda.
   «Não se pode enganar o público. Pelo menos por muito tempo. Se a gente está profundamente consigo própria, acaba por estar profundamente com os outros. E então comunica, no sentido mais nobre.»

(...) 

Herberto Helder, in em minúsculas - crónicas e reportagens de Herberto Helder em Angola, Porto Editora, Abril de 2018, pp. 60-61.

Sem comentários: