A expressão «formalismo
informal» é usada na primeira badana de Atirar
para o Torto (Tinta-da-China, Maio de 2021) como síntese da poesia de
Margarida Vale de Gato (n. 1973). Faz sentido para quem conheça o trabalho
desenvolvido desde Mulher ao Mar (Mariposa
Azual, Abril de 2010), actualizado e acrescentado em pelo menos duas reedições,
mas ainda mais na obra publicada este ano na colecção coordenada por Pedro
Mexia. Tomemos de exemplo o poema que ofereceu título ao volume. São três
estrofes com número irregular de versos (15-13-15), apresentando estes extensões
muito diversas, o que contrasta, desde logo, com muitos outros poemas da autora
em que o autodomínio formal é exercido com bastante rigor. Isto é especialmente
detectável nos sonetos (são 8 neste livro), mas não só. Também o poema aqui em
causa obedece a um nexo narrativo que não exclui por absoluto a dimensão
formalista. Cada uma das estrofes vincula-se, logo no início, a um “eu” em
registo de auto-exame. A primeira oferece enquadramento histórico ao sujeito:
«Quando eu nasci a penúltima guerra mundial tinha sido há vinte e oito anos»
(p. 73); a segunda contextualiza esse mesmo sujeito no âmbito da sua arte: «eu
que o diga que fiz estudos / ganhei uma cadeira de armar à sombra da academia /
e quando o rei faz anos espremo as tetas / da poesia de cada vez o leite é mais
ralo» (p. 73); a terceira oferece uma declaração de tipo conclusivo: «sei lá eu
sou das letras tudo passa» (p. 74). Percebe-se, pois, uma disposição
silogística no desenvolvimento do poema que
atribui forma a um raciocínio. As duas primeiras estrofes são premissas que
concorrem para a conclusão exposta na terceira.
Do mesmo modo, neste poema residem
algumas das linhas gerais que encontramos ao longo do livro e que têm que ver
com uma constatação de desacerto no mundo que levam à desconfiança
sobre o sentido da própria prática poética, para mais ela mesma exercida num
meio também ele desacertado: «tanta húbris esta bílis» (p. 74). Alguns poemas deste
livro, para mim os menos interessantes, tendem a evidenciar a problemática do
sentido da poesia, a utilidade da sua prática e as guerrilhas a essa prática
associadas. São questões menores se as pensarmos a par de outras, bem mais prementes
e interessantes, aludidas num Atirar para
o Torto escrito sem «remédio / para a catástrofe» (p. 74) a não ser o de
cantar «um exultante afogamento» (p. 74), assumindo que também essa sensação de
impotência face ao desastre possa ser parte do problema. Não escapamos à imagem
da Mulher ao Mar quando pensamos no
afogamento aludido. De resto, o mesmo sucede quando, logo no primeiro
poema deste livro, o único independente dos quatro conjuntos que o compõem, é
estabelecido um elo com a obra anterior através de uma referência que envia,
ao jeito de oração entre parêntesis, para um conhecido poema da Autora: «(Deus,
/ faz com que eu nunca seja / uma poeta ressabiada)» (p. 7). A súplica funciona
como pré-aviso, pois o que se segue é uma digressão atormentada pelos dilemas actuais
da humanidade: a pandemia, a crise climática, o legado colonialista e o racismo
institucional, a violência doméstica, o Mediterrâneo da nossa vergonha…
O
título do primeiro conjunto — Desamparar
a Queda —
dá o tom, bem como o primeiro poema desta secção, intitulado Menopausa, estabelece desde logo a questão
das marcas deixadas na carne pela passagem do tempo como um dos núcleos fortes
a partir do qual o livro se organiza. Se hoje a carne fala menos (vide p. 22),
o que fala então por ela? A consciência? O pensamento? Não será por acaso que o
último poema do livro se intitula Maior
Idade. A forma como o erotismo surge abordado, nomeadamente em Balada de Núpcias, Menopausa (II), Vírus e
Virgens, Chamar Puta Durante,
todos da III parte — Este Jogo Já Não
Funciona —, evidencia uma sensação de declínio que percorre este livro do
início ao fim. Como manter atiçada a paixão? O tempo (última palavra do livro,
já agora) traz previsibilidade e rotina, traz decadência, traz a memória do que
se viveu, a percepção do que não foi vivido e dúvida sobre o que podia ter sido
e poderá ainda ser. Entre o eu individual, efémero, perecível, e o eu político,
actuante, mas desconfiado, esta poesia reflecte-se a si mesma colocando
permanentemente as questões do sentido e da utilidade. Envereda, a espaços,
pela memória pessoal, pelo dado biográfico, pela circunstância quotidiana, mas não
tem sobre tais raízes qualquer tipo de complacência. No fundo, essas memórias
misturam-se com contextos vivenciais muito concretos que aproximam grande parte
destes poemas de uma poesia de teor social.
A viagem iniciada com uma queda desamparada,
continuada com os seus conflitos de princípios, encalhada num jogo que já não
funciona, termina num regresso à terra. Voltas
à Terra, o título da última secção, instaura a estranheza. No fundo, a
queda inicial corresponde ao naufrágio e à deriva da Mulher ao Mar. Assim entendida a organização dos poemas, o regresso
à terra aceita correspondências e perdão. As voltas que a vida dá. O périplo, conturbado, acidentado, aqui e acolá com as suas pinceladas de tragédia e de comédia, corresponde a uma aprendizagem. Aprender, como sabemos, não significa obter certezas. Antes pelo contrário. A aprendizagem fomenta a desconfiança, esta leva à dúvida, à interrogação. A epígrafe de Rilke no antes da viagem
fica com um aspecto redentor. Ela tem o aspecto de certeza — «Senhor: é tempo.» —, mas no fundo não passa de uma possibilidade ou, melhor dizendo, de duma declaração de princípios, mesmo que entre o senhor e o tempo estejam dois pontos e não uma vírgula. O tempo imprime a perda, contra ela nada a fazer
senão uma espécie de conformação. É a vida, como se diz vulgarmente quando
alguém morre. É a vida. Tomem lá uma receita:
fóssil, franja de fruto fatiado, grande bola
de calor que faz olhar atrás à cozedura
lenta, àquilo que se usou, ao tempo
e ao gás que doura e endurece
4 comentários:
Não há como ir ali à Wook e mastigar uns poemas do livro aqui lido. E concluir, como quase sempre, que o trabalho de os ler é desperdício, ou pelo menos nada traz de novo.
Olha o Pedro Duarte, sempre em cima doa acontecimento. Nada traz de novo, ora aí está algo que já não ouvíamos para aí desde Homero. Mais alguma coisa interessante a acrescentar, senhor Duarte?
Nadinha mais a acrescentar, obrigado pelo seu cuidado. Ainda bem que acha que a coisa recenseada mereceu o seu trabalho. E peça por mim desculpa ao Homero pelo incómodo.
Novidades é no Continente. A wook há muito que não tem.
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