domingo, 29 de agosto de 2021

BOTA-DE-ELÁSTICO

O Facebook é uma máquina de reprodução de especialistas. Assim que uma polémica rebenta, logo os especialistas medram como cogumelos. Pois bem, há que aproveitar o inbound marketing destas novas ferramentas, rentabilizar o tempo dispensado, gerir os recursos disponíveis de modo a deles retirarmos o maior rendimento, há que aumentar a eficácia com checklists de insights obtendo feedback autêntico em nome do proveito, do lucro e da vantagem. Mesmo que não tenha percebido nada do que disse anteriormente, o importante é reter este facto: o Facebook é um campo minado de especialistas. Pois bem, pisemos a mina, espoletemos a bomba. A partir de hoje, tentarei recorrer à sapiência omnisciente dos facebookianos em busca de respostas para as questões que me atormentam. Primeira: qual a origem do nome de dois géneros bota-de-elástico? Uso umas há anos e não entendo a razão de ser do significado. Além de que é termo concordante com as mais modernas exigências em sede de igualdade de género. Queiram-me esclarecer-me, por obséquio, como se dirá bota-de-elástico em linguagem neutra? Bote-de-elástique? Mas botes não são barcos? Tratando-se de um nome de dois géneros, poderá o termo ficar na mesma? Ajudem-me.

1 comentário:

Miguel disse...

Especialista 1: Bota é feminino; elástico é masculino. Conclui-se que bota-de-elástico é um nome composto, de género neutro porque cargas opostas se anulam. Nome género-friendly.

Especialista 2: Atenção que este nome sofre de uma pesada herança de patriarcal. Note-se que o nome feminino vem à frente, o que, além de denotar uma inaceitável condescendência cavalheiresca, deixa entender que o elástico se postou por detrás para melhor lhe apreciar o traseiro. Objectivação inaceitável, nome género-discriminador.

Especialista 3: Alteremos o nome para elástico-de-bota.

Especialista 4: Mas isso ... isso altera-lhe o significado.

Especialista 5: A bota passou a vir atrás, o elástico passou-lhe à frente. Abuso discriminador.

Especialista 6: Basta uma pequena alteração para elástico's bota, senhor especialista de obras feitas no. 3.

E assim por diante.