quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CONTRIBUTO PARA A IMAGINAÇÃO DE VAN ZELLER (3)




O senhor Van Zeller que se contenha no precipício. Estarmos soltos de uma casa para pagar não nos coloca no lugar dos privilegiados. Na verdade, deixa-nos apenas um nível acima dos enterrados da nação que, com 450€ mensais, se vêem na obrigação de arranjar fôlego para o pescoço atado à corda dos juros. Temos, como esses, o encargo das despesas inerentes à manutenção do palácio. Dispensamos mordomo, sopeira, nem sequer podemos dar-nos ao luxo de uma mulher-a-dias que tire as grainhas das uvas. Limpa-se o pó quando se pode, areja-se a sala de quando em vez, arruma-se o possível num esforço de poupança que ajuda às entorses. Há que ser solidário para com o emplastro leão. Agora façamos contas: 10€ para o condomínio, uma média de 45€ para o gás, 18€ para os Serviços Municipalizados e 40€ para a EDP perfaz a módica quantia de 113€ fixos que teremos de subtrair aos luxuosos 450€ com que o nosso trabalho é remunerado mensalmente. Sobram-nos 337€ por mês. Uma fortuna. Pois bem, desta incomensurável e burguesa fortuna grande parte vai para a velocidade. O Ibiza de 1999 vai dando para as curvas. 00999 de cilindrada a gasolina, ligeiro em todos os atalhos, mas guloso que se farta. Ao preço a que está o combustível, nem eu consigo imaginar como me vão chegando os tais 337€ por mês. Quanto mais o senhor Van Zeller. Não o censuro, pois, pela falta de imaginação, embora não possa perdoar-lhe o ar abastado com que se atira contra todo e qualquer aumento da minha mísera e prescindível dignidade. Juntemos-lhe o seguro, as revisões, a inspecção, e o bólide leva-nos o grosso da nossa fortuna. É para ele, mais que para outra coisa qualquer, que andamos a trabalhar todos os meses. Um luxo, dir-me-á. Por que não optar pelos transportes públicos? É simples: para não ser despedido por chegar atrasado ao emprego, para poder deixar as crianças a tempo e horas na escola (uma delas, fica a mais de 15Km cá de casa, seria deveras incomodativo fazermos isso a pé todos os dias, ainda que já tenhamos ponderado fazê-lo de bicicleta só para não dar argumentos ao senhor Van Zeller). Confesso: sinto remorsos a pesarem-me na consciência. Talvez devesse prescindir do bólide assim como prescindi da mulher-a-dias. Tenho de reconhecer a minha veia burguesa. Que Deus nosso senhor me perdoe e não me mande para o Inferno por andar a poluir este mundo com os meus excessos e a desperdiçar a vida em luxos destes.

6 comentários:

MJLF disse...

Se existissem transportes públicos como deve de ser, o mundo não estava tão poluído ;)

hmbf disse...

Eu até andava de burro, não fossem os horários... e os apartamentos.

jaa disse...

Você gasta muito gás, caro HMBF. E, como o Sr. Van Zeller lhe poderá explicar, carros são quase sempre um mau investimento.

Outra coisa: tenha cuidado porque este blogue prova que ganhar pouco gera elevada produtividade...

hmbf disse...

O carro não foi um investimento. Explicarei em post próximo.

A produtividade bloguistica não é remunerável (pelo menos, no meu caso), mas a outra, a que é paga, garanto-lhe que não é menor, o que se explica por uma única razão: responsabilidade. Mas aí a conversa adquiriria um tom mais sério para o qual não tenho tempo ;-)))

Numa coisa, tem razão. Gasto muito em gás. Sucede que não tenho alternativa. É gás de botija, a empresa chula, eu sou como o Kevin Spacey do “American Beauty”: o momento mais alto do meu dia acontece no duche matinal, pelo que menos de meia hora na banheira, para mim, não é banho.

Mas permita que me defenda: somos 4 cá em casa… mais um cão.

jaa disse...

hmbf: por favor, não me leve a sério. Nunca pensei que o carro fosse um investimento. Isso é para gente que não se imagina a (sobre)viver com o salário mínimo e esses não compram Seats mas Bugattis de 1920 ou 1930 ou qualquer que tenha sido o raio do ano em que a colheita de Bugattis foi melhor.

A 'boca' sobre a produtividade era apenas uma provocação. Não ajuízo da responsabilidade nem da competência das pessoas pela quantidade de posts que colocam num blogue. O único problema que tenho com a sua produtividade é a minha falta de tempo para ler tudo com a atenção que os seus posts merecem.

Quanto à referência ao gás, era outra tentativa de fazer humor. Eu sei lá quanto gasta uma família normal... (Cá em casa somos só dois, usamos gás natural e gastamos perto de 15 euros por mês - mas raramente tomamos banho.)

Finalmente, teria dispensado ficar com a imagem do que o Kevin Spacey fazia no duche na cabeça...

Um abraço.

hmbf disse...

Ah, ah, o maravilhoso mundo da net, a escrita sem rosto. Façamos assim, imagine uma cara de parvo em tudo o que escrevo, sempre com um riso a fugir à dor, mesmo quando doa a escrever/ler o que fica registado. Eu sou um brincalhão, não me levo a sério.