quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ELOGIO DO WESTERN


Se o José Duarte pode dizer que o jazz é a melhor música do mundo, sinto-me no direito de considerar o western o melhor género cinematográfico do mundo. As mulheres à minha volta não gostam de westerns, passam a vida a limpar o pó às casas e ficam preconceituosas quando vêem no ecrã a poeira levantada pela passagem dos cavalos. Dantes, as ruas eram de terra batida. E esse dado é fulcral na afirmação do western como o melhor género cinematográfico do mundo. Mesmo quando a terra batida se transforma em lama, o que ali vemos é a civilização a despertar. O western coloca em conflito tudo o que é verdadeiramente importante, as culturas, os géneros, o homem e a natureza, o campo e a cidade. É o mais filosófico dos “tipos” de cinema, sem deixar de ser histórico, pragmático, romântico, humorístico, pois no bom western todas estas dimensões confluem sob o signo da Vida. Os gregos só inventaram a tragédia porque ainda não havia cowboys, mas a criação do universo segundo os textos bíblicos pode ser considerado o primeiro dos westerns alguma vez escrito. Adão e Eva, Abel e Caim, são personagens-tipo em inúmeros westerns. A vantagem do western sobre os restantes géneros é poder oferecer-nos tudo isto ao mesmo tempo que nos coloca diante de um espelho onde o bem se reflecte no mal e vice-versa, trazendo à luz do dia o nascimento de uma nação e, lá está, a destruição de uma outra. A destruição da grande nação índia da América do Norte e o nascimento dos EUA como hoje os conhecemos.

7 comentários:

alexandra g. disse...

"Os gregos só inventaram a tragédia porque ainda não havia cowboys"


que delícia, dava um título para um livro de poemas :)

manuel a. domingos disse...

concordo planamente

Luis Eme disse...

a única coisa que posso dizer é que o "Western" está muito bem defendido nesta tua "tese filosófica".

Pedro Góis Nogueira disse...

Concordo completamente. É de sublinhar, copiar, guardar e ficar com vontade de ver westerns (nisso tenho sorte com a fila de espera):)

hmbf disse...

Pedro, este é apenas o primeiro de vários posts que conto dedicar ao western. Escolhi 50, tipo lista do Expresso: 50 Westerns que deve ver antes de morrer :-))

A ver se tenho coragem...

MJLF disse...

xi pá, fico à espera de um post sobre o "era uma vez no Oeste" ;)

jpt disse...

boa.