quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O EMPAREDADO



Já ninguém semeia, lamenta-se o homem no adro da igreja. A sombra plantou-o ali e ali ele cresce para a colheita que todos ceifa. As mondadeiras trabalham agora nos departamentos sombrios das câmaras municipais, o lírio roxo adolesce distante de olhares contemplativos.


 
Do outro lado da margem o gado apascenta livremente, deste lado é um role de dificuldades, decretos, impedimentos. O país teme o estrume das vacas, ao mesmo tempo que se permite enterrar no estrume da política. Somos de uma terra emparedada, continua. E eu escuto-o no intervalo que medeia dois dedos de conversa, um dedo de esperança.



Escuta-se o cante nas ruas desertas, na paisagem estendida para lá dos sonhos, a paisagem transformada que tudo absorve. Varanda do Alqueva, diz o poema. Por vezes, convém entrar no jogo da beleza. Sobrevivemos desta cedência de amarguras que tece lentamente o tapete da paisagem. Tanto céu para um só milhafre, tanto tempo para uma única história.



E o homem prossegue sua história, esquecido do vento que fustiga as pedras do cromeleque. Há quantos anos ali fossilizados os sonhos da humanidade? Assim dispostas, as pedras curvam-nos à terra enquanto oram pelos astros. Indiferentes a fronteiras e ao desemprego dos homens, mantêm-se de pé protegidas pelo espanto.



Ora, aqui chegados, que mais podemos desejar do que adiafas de pão e vinho? Neste pátio, a desoras, os objectos vazios não fazem justiça à gratidão dos elementos. Alguém teve que semear este bem receber, não vem do nada o acolhimento. A simpatia rega-se todos os dias, haja quem a semeie. Podem os garrafões de vidro vazios ser os menires desta nossa pré-história.
Entre Monsaraz e Redondo, Julho de 2014.

Sem comentários: