sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CHEGÁMOS A MARROCOS

Entrei numa loja com a missão de comprar um par de cornos para a minha mais pequena. As funcionárias estavam mascaradas, deixando-me num estado de pânico controlado (manifesta-se em crises de ansiedade com um letreiro na testa a dizer tirem-me deste filme). Desde miúdo que tenho fobia a mascarados. Aguentei-me. Mas como se não bastasse, aquilo a que hoje chamam atendimento personalizado, e que consiste numa abordagem agressiva ao cliente, com sucessivas tentativas de venda acrescentada, enxotou-me automaticamente para um canto. Isto nada tem de personalizado, é uma coisa automática, impessoal, de guião decorado exaustivamente sob ameaça de clientes mistério e quejandos. As empresas enveredam por este registo convencidas de que melhoram os resultados. É provável que melhorem. O que me deixa, mais uma vez, na angústia de constatar a existência de uma relação entre os bons resultados das empresas e a decadência social.

Sem comentários: