terça-feira, 19 de maio de 2015

QUEM É ESTA GENTE?

Quem é o casal filmado a tentar fechar uma mala de viagem cheia de chuteiras roubadas no estádio do Vitória de Guimarães? Quem são aqueles adeptos que pilharam tudo quanto puderam? E os que incendiaram as casas de banho do estádio? Quem é o polícia que agrediu um velho à frente dos netos? E agrediu um pai à frente dos filhos? Quem é aquela gente que no Marquês de Pombal atirava pedras e garrafas à polícia? Quem são os treinadores que se agridem em campo? E os comentadores de futebol que se insultam semanalmente em directo na televisão? Quem é o jovem que matou outro jovem em Salvaterra de Magos? Quem são as jovens que dão bofetadas num rapaz em plena praça pública? Quem são os alunos que há tempos agrediram violentamente um colega no Colégio Militar? Quem são os juízes que desculpam as agressões? Quem partilha estas coisas nas redes sociais e as comenta e sobre elas faz piadas? Quem são os menores que há anos mataram à pedrada um travesti no Porto? Quem são os opinion-makers que repetidamente concluem que isto sempre foi assim? Quem pilha? Quem agride? Quem fere? Quem mata? Quem passa incólume sob a chuva de pedras? Quem foge de barco? Quem fica? Quem vai a pé a Fátima?

4 comentários:

Anónimo disse...

são os nossos vizinhos do lado.

rff disse...

Estão, sempre estiveram, presentes nas nossas vidas. Passam todos os dias à frente dos nossos olhos. Estão nas esplanadas, nas praias, nas ruas, nos centros comerciais, nos facebooks e afins.
O Turismo até pode ser talvez a maior fonte de "riqueza" do país mas nunca deixámos de ser verdadeiramente um país de pacóvios onde os filhos são piores que os pais porque são funcionalmente mais "instruídos", ou sejam, bebem mais merda da televisão e dos telemóveis e sabem manusear as novas ferramentas os que os torna potencialmente mais perigosos. Se as desigualdades sociais agravam a tendência para o triste cenário a que assistimos? Talvez! Mas não creio que tal seja decisivo...

Lourenço Bray disse...

é verdade. aquele casal a pilhar as chuteiras deu-me que pensar também, tinham todo o ar de domingueiros pacatos.

hmbf disse...

Lourenço, é o poder das multidões. Levam tudo por arrasto.

Ontem discutia-se o assunto cá em casa. Eu ainda estou convencido que se confrontássemos o casal com aquelas imagens e perguntássemos: ora diga-me, o que ganhou com o gamanço? acha que valeu mesmo a pena fazer esta triste figura? Estou convencido de que as pessoas assumiam o erro e o efeito podia ser pedagógico. A psicóloga cá de casa acha que não. Somos mesmo bichos, foda-se.