terça-feira, 5 de abril de 2016

MAIS UMA TEORIA SOBRE TUDO

1. É óbvio que tendo sido isto assinado por Cuca, a Pirata ninguém botará likes como se tivesse sido assinado por Adília Lopes, Manuel de Freitas, José Tolentino Mendonça ou o Papa Francisco.
2. Só acredito na boa fé dos leitores quando não existirem escritores.
3. Só acredito na boa fé dos escritores quando não existirem editores.
4. Só acredito na boa fé dos editores quando não existirem leitores.
5. Leitura cega, crítica cega. E é tudo. Sem autores, sem nomes. Só as palavras a valerem por si próprias.
6. O mesmo com todas as artes. Todas. Incluindo a culinária.
7. Veja-se o caso dos artistas plásticos, entretanto mais artistas pela habilidade que demonstram, em termos retóricos, na defesa das suas obras do que pelas obras em si.
8. Um parvo pode parar a contemplar um extintor e elaborar todo um tratado estético sobre a inutilidade da expressividade na narrativa estética contemporânea. Mas nem por isso deixa de ser parvo.
9. Peixe com batatas. 
10. Percebes, Mário, o que quero dizer com cagança?
11. Precisamos de uma nova lei dos piropos, uma lei que criminalizaria 90% da poesia que se publica hoje em dia. BE, avança.

3 comentários:

Anónimo disse...

Assino por baixo. Prova cega na literatura, pois claro. nem nos concursos literários há prova cega. uma coisa é certa: há muitas Cucas e Piratas com mais qualidade do que certos autores... entre os quais aqueles que referiu no post...

Anónimo disse...

Não conheço a Adília Lopes, nem o Manuel Freitas, nem o José Tolentino Mendonça. Só conheço o Papa Francisco, a Cuca Pirata, o hmbf, o Edgar, a Alice, o Maria, o Laert e muitos outros que leio por aí. Por isso para quê essa preocupação com editores? Talvez seja chegado o tempo de ninguém se preocupar com edições, muito menos os poetas.

hmbf disse...

Não há preocupação alguma, pelo menos pela parte que me toca. Isto é uma boca aos protocolos do Facebook (os quais replicam, como se diz por aí, a vida real).