sábado, 7 de janeiro de 2017

MÁRIO SOARES (1924-2017)


Cresci a ouvir dizer maravilhas de Mário Soares. Lá em casa, toda a gente era soarista. Cheguei a andar às cavalitas de meu pai em campanhas pelo Dr. Soares, recordo-me do episódio da Marinha Grande e de uma molha descomunal em Lisboa a celebrar, salvo erro, a vitória do “Soares é Fixe”. À medida que o meu pensamento político se foi autonomizando, o distanciamento tornou-se evidente. A razão pendeu para outros ideais, para outras formas de estar na política. Hoje nada disso interessa. Soares foi um lutador antifascista, político de uma safra que já não existe. Daqueles que nos fazia sair de casa para ir a um comício, porque era certo haver espontaneidade e entusiasmo nas palavras, nos discursos. Não se lhe negue a coragem. Quanto ao mais, a História fará seus julgamentos. 


8 comentários:

RFF disse...

A filha discreta de Soares hoje disse uma frase: "queria agradecer a todas as pessoas que tão bem trataram do meu pai no hospital, das mais pequenas às mais importantes..." Parece nada, mas tem tudo dentro, e o resto são balelas...

hmbf disse...

É da perturbação.

RFF disse...

O meu filho nasceu lá por acaso. E até achei comovente a frase.
É pá, morreu provavelmente o melhor português de todos, e a história vai-lhe fazer justiça...
Abç

hmbf disse...

O melhor português de todos, até votação em contrário, é o Salazar. O povo votou, respeite-se o voto popular.

RFF disse...

Soares deu-nos o essencial, já dizia o Exupéry ...

hmbf disse...

O Saint-Exupéry morreu em 1944, não pode ter dito uma coisa dessas. :-)

jpt disse...

Credo, o melhor português de todos é, sem qualquer discussão, o Prof. Marcelo. Pois o povo votou, respeite-se o voto popular.

hmbf disse...

Desconfio que num mano a mano, Salazar venceria Marcelo por larga percentagem.