sexta-feira, 26 de maio de 2017

María Lorena Ramírez


   Uma mexicana venceu uma ultramaratona de 50 quilómetros a correr de saia e sandálias de borracha. María Lorena Ramírez, de 22 anos, não é atleta profissional, nem recebeu treino específico para a Ultra Trail Cerro Rojo, prova que venceu, mas pertence à tribo Tarahumara, com uma longa e invulgar tradição de excelentes corredores.
   María Lorena é pastora, percorre diariamente 10 a 15 quilómetros. Nasceu e cresceu no seio da tribo Tarahumara, na qual a corrida é um hábito e uma diversão.
   Os índios rarámuri, da Serra de Tarahumara, daí o nome da tribo, no estado mexicano de Chihuahua, são criados a correr pelas montanhas, descalços ou com sandálias de borracha, que eles próprios conceberam para a prática da corrida.
   A Ultra Trail Cerro Rojo realizou-se no final de abril em Puebla, no centro do México, mas só agora a insólita notícia começa a correr mundo. A prova contou com cerca de 500 concorrentes, de 12 países.
   Como manda a tradição Tarahumara, María Lorena correu sem equipamentos especiais, de sandálias, de saia e de cachecol, deixando para trás as concorrentes dos mais modernos apetrechos, GPS, suplementos e sapatilhas próprias para corridas de longa distância.
   Lorena terminou a corrida em 7 horas e 3 minutos, e conquistou o 1º lugar no escalão feminino, que lhe valeu o prémio monetário de 6 mil pesos (perto de 300 euros). Já no ano passado, tinha chegado na 2ª posição na Ultramaratona Caballo Blanco, em Chihuahua, uma corrida de 100 quilómetros.

(…)



Notícia respigada: aqui.

2 comentários:

Ivo disse...

Já revisitei esta foto umas quantas vezes, faz-me sorrir, por a figura central ser o oposto da malta ridícula e parola que anda toda de licra e cores berrantes, fartam-se de papar trampa todos os dias e vão de carro para todo o lado, incluindo para o ginásio ou para o local ao ar livre onde fazem os seus números de circo, torram dinheiro em suplementos e em pt's para depois andarem sempre a queixar-se de dores. É de rir. Bem, seguindo o plano alimentar desta campeã, com licença que vou abrir umas cervejas para o almoço...

hmbf disse...

:-)

É uma bela foto para um excelente comentário. :-)