quarta-feira, 27 de setembro de 2017

CAPA E CONTRACAPA


O livro do ano chegou às livrarias. Amanhã é colocado à venda.

BIÓTICA

Eu mexo-me por contágio —
no rasto que sobe dos teus passos
quando a manhã desgovernada chega
ao fim. Cravado, sigo pelos dedos da mão
que se alimenta e entro nos buracos — ouvidos,
nariz, boca — e recolho-me no linho que se estende
até ao cérebro. Outras vezes, é nos olhos que aterro
e despoleto as visões: ele ainda vê a minha imagem até
que se alinhava por trás da sua consciência. Então
pode ser que balouce como um vegan ou que se
tome de um súbito amor pelas camélias. Mais
água-de-fogo — dirá — e o peito a responder-lhe
com um mar do tamanho de um coração a
que lhe falte o fuso. Pedaços de animais,
digo, coisas parecidas com artérias e
pequenas combustões de carne ve-
getal em pedra pura: o mundo é a
mais exacta forma do amor.


Rui Costa, in Mike Tyson Para Principiantes — antologia poética, org. André Corrêa de Sá (coordenador da edição), António Aguiar Costa, Cláudia Souto, Margarida Vale de Gato, intr. André Corrêa de Sá, apresentação de Margarida Vale de Gato — Actos Possíveis, Combates Futuros, Amor de Pugilista: a poesia de Rui Costa —, Assírio & Alvim, Setembro de 2017, p. 167 (poema reproduzido na contracapa). 

5 comentários:

Jorge Muchagato disse...

Onde há isto há mais. Quando lá for é para dizer «Este já cá não fica». E é logo à primeira impressão.

hmbf disse...

Abraço,

Jorge Muchagato disse...

Fui ler as tuas publicações assinaladas pela etiqueta com o nome do poeta. Não fica lá o exemplar em que eu pegar, não.

hmbf disse...

Vais ficar com uma antologia equilibrada e suficientemente representativa da obra deixada pelo Rui. A integral ficará para uma próxima, assim como os romances (um editado, outro inédito, e os contos...).

Carlos Ramos disse...

Pedras Preciosas, finalmente numa montra perto de si, o deslumbramento.