domingo, 10 de setembro de 2017

HISTÓRIAS SECRETAS



   Num artigo de imprensa anuncia-se a história secreta de António Variações. Jornais e revistas são fontes fecundas em histórias secretas, as quais vão parar a livros e vice-versa. O secretismo destes artigos tem certas particularidades, nomeadamente a paradoxal relação entre secreto e revelado. Desvelado o segredo, deixa de ser segredo. Logo, a história não é secreta. É apenas isco para curiosos, apelo ao voyeurismo, argumento de venda. 
   Neste momento, nos tops das livrarias, temos a história secreta de um farmacêutico de Auschwitz. Mas já antes tivemos, nos tops ou nos destaques, a história secreta da Gestapo, a história secreta de Twin Peaks, a história secreta dos Reis portugueses, a história secreta do atentado a Salazar, a história secreta de Snowden, a história secreta de Portugal, a história secreta de Pio XI, a história secreta de Lorde Byron, a história secreta dos irmãos Fidel e Raúl, a história secreta do Goldman Sachs, da Opus Dei, dos Beatles, do Capuchinho Vermelho, de Pedro e o Lobo, da humanidade… Esta última tem um título deveras sugestivo, acrescente-se: Testiculos Habet et Bene Pendentes (a razão de ser aqui).
   Que mais pretenderemos conhecer acerca da humanidade senão estas histórias secretas? A lista é infindável, embora incompleta. Falta-nos, obviamente, uma história secreta das histórias secretas. Fica a sugestão.

Sem comentários: