terça-feira, 3 de outubro de 2017

AUTÁRQUICAS 2017


Algumas notas rápidas e avulsas:

1. Isaltino Morais é o rosto da noite. Outrora autarca modelo do PSD, foi condenado, preso, escreveu o livro A Minha Prisão, onde, entre outras confissões, relatou os sonhos eróticos que teve na cadeia, voltou a candidatar-se em lista dita independente e ganhou com maioria absoluta. 34.264 oeirenses votaram nele, no município com maior percentagem de licenciados e doutorados em Portugal. Para quê especular? Melhor retrato de um país é impossível.

2. O camarada Bernardino Soares foi reeleito com mais votos do que em 2013, mas menor percentagem. O candidato racista do PSD conseguiu 18.877 votos, mais do que o partido tinha conseguido em 2013, e aumentou de 2 para 3 os vereadores. Quer que o partido que o apoiou “ponha os olhos” no seu resultado, mas o mais certo é que o partido faça como os três macacos e finja que não viu, que não ouve, que não vê.

3. Isaltino Morais saltou da prisão para a maioria absoluta. O que é isso de fraude fiscal, abuso de poder e corrupção?

4. Em 2013, o PSD obteve 834.455 votos sozinho e 379.110 coligado com o PP. Este ano conseguiu 831.551 sozinho, mais 454.290 em coligação com o PP. Esqueçam lá isso da derrocada. Em concelhos como Rio Maior e Caldas da Rainha, os mais cá de casa, até podiam concorrer com o macaco Adriano.

5. A CDU continua a ser a terceira maior força autárquica, apesar da perda de municípios históricos e de votos. 552.690 em 2013, 489.189 em 2017. O BE cumpriu a sua missão.

6. Isaltino Morais já está a escrever os sonhos eróticos que teve durante estas autárquicas. Prevê-se um segundo tomo dessa obra magna do ex-candidato modelo do PSD. Oeiras – A Minha Prisão, seria por certo um projecto que a editora A Esfera dos Livros não enjeitaria.

7. A cantora Ágata, candidata do CDS em Castanheira de Pêra, só conseguiu 90 votos. Vais-te embora, podes levar daqui tudo o que houver… Mas não ficas com a Pêra.

8. O PNR teve 4.740 votos a nível nacional, mais de 1700 do que tinham conseguido em 2013. O futuro de André Ventura é animador.

9. Ao contrário de Isaltino, Valentim Loureiro não conseguiu reconquistar o seu antigo bastião. Os gondomarenses não foram sensíveis à pena suspensa como os oeirenses foram à prisão efectiva. Ainda assim, amealhou 16.238 votos contra os modestos 9.003 do seu antigo partido – o PSD, quem mais?

10. Joana Amaral Dias, candidata do Nós, Cidadãos!, conseguiu 4741 votos. Foram menos os votos do que as aparições mediáticas no ano corrente para discutir os mais variados assuntos. Ainda assim, julgamos que merece um lugar só para ela em qualquer transporte público à sua escolha. Tipo prémio de consolação. 

11. Na noite eleitoral, a SIC e a TVI escolheram os seus comentadores com o mesmo critério de sempre. Nem um afecto ao PCP. Em compensação, essa força viva que é o BE lá teve o Louçã e a Marisa a defenderem os excelentes resultados autárquicos almejados com tanto esforço e tanta contrariedade entre Melgaço e Olhão.


12. Isaltino Morais. Maioria absoluta. No concelho com maior percentagem de licenciados e doutorados em Portugal.



13. Je Suis Esposende merecia melhor sorte, assim como a Tixa ou a Salomé ou lá quem é. Ficaram ao nível da Joana Amaral Dias. Já não é mau. Boa sorte a todos no Instagram e bom trabalho no Facebook. 

6 comentários:

rff disse...

1) Isaltino tem um percurso imaculado. Só faltou fugir da prisão. Caso tivesse também cometido tal proeza a sua maioria não passaria certamente de relativa porque a malta de oeiras não dorme no pedaço...

2) O Cidadão Exemplar (belo título de livro) do futuro votará - via-instagram - comodamente instalado no seu drone num qualquer macaco adriano que encabeçará as listas do PNR...

3) Mas do mal o menos. Felizmente, temos o regresso aos bons velhos tempos do mítico PPD/PSD dos barões e das baronesas. Até o José Pacheco Pereira aparece rejuvenescido...

Carlos Ramos disse...

A MINHA QUERIDA PÁTRIA

os camões

os aviões

e os gagos-coutinhos

coitadinhos




a pátria

e os mesmos

aldrabões

recém-chegados

à democracia social

era fatal




a pátria

novos camões

na governança

liderando

as mesmas

confusões

continuando

mesmo assim

as velhas tradições

de mau latim

da Eneida




enfim

sabem que mais?

pois

vou da peida

(Mário-Henrique Leiria)

hmbf disse...

E feliz com vitórias locais que são reencarnações do tédio absoluto. Saúde, camarada.

hmbf disse...

Bem lembrado, Carlos.

Álvaro Góis disse...

Não compreendo essa necessidade do sectarismo. A CDU não é isenta de culpas no resultado que obteve e certamente não é ao BE que devem assacar-se as responsabilidades. Não faltam situações em que há muitas queixas dos munícipes, p.e. na península de Setúbal, onde a CDU ocupa lugares nos executivos autárquicos há décadas. Por outro lado, a CDU não pode, por um lado, falar contras as maiorias de outros partidos e, ao mesmo tempo, culpar os cidadãos por lhes retirar essas maiorias. O discurso do camarada Jerónimo foi infeliz, para não dizer infame, e revela um traço antidemocrático que à CDU só fica mal, mesmo muito mal. Para acrescentar a experiência local, digo-te que a escolha de candidatos da CDU no Entroncamento foi tão fraca que foi mesmo a única força representada nas autarquias que perdeu votos.

hmbf disse...

Sectarismo?

Referes-te a quê? Ao facto de a terceira maior força autárquica não ter direito a uma porra de um comentador nas televisões, ao passo que o BE, que é chapa 0 em autárquicas, estar dignamente representado em todos os canais?

E isto é assim o ano todo.

Quanto a culpar cidadãos por perder maiorias, não vi nada, não sei de nada. Podes exemplificar? O que vi foi uma campanha do BE focada na CDU, infelizmente.

E lá está mais uma vez alguém do BE, tu, a acusar um putativo "traço antidemocrático" a quem simples e democraticamente fez a sua análise dos resultados, admitindo a derrota e apontando as razões para o relativo insucesso.