sexta-feira, 20 de outubro de 2017

"Não tarda voltamos à normalidade dos estudos."

(...)
Vegetamos, é certo, mas ainda não somos uma espécie vegetal. Com o país a sonhos, modernos, construímos auto-estradas, urbanizações desreguladas, feias, cidades esquecidas da sua história e património (isso veio muito depois), e abandonamos, com enfado, a agricultura. Vieram as ligações público-privadas, os aviões, os helicópteros, as comunicações via satélite. Festejávamos (e festejamos) a época dos fogos com foguetes. Afinal, as bouças eram boas como depósitos de lixo, de abandono, e algum sexo à beira das estradas.

(…)

Gabriel Pedro, aqui.

4 comentários:

Gabriel Pedro disse...

Meu Caro, obrigado pela lincadela,

Gabriel Pedro disse...

Será possível enviar-me o seu e-mail?
Gostaria de o contactar. Assunto sério!

gabriel.pedrop@gmail.com

LMR disse...

Frequentei Engenharia Florestal no início dos anos noventa do século passado. Já nessa altura tínhamos a época dos incêndios...

Bem, essa época já existe vai agora para meio século. José Saramago, em artigos incluídos em Os Apontamentos, já se exasperava com a época anual dos incêndios e ninguém resolver nada de ano para ano. Estamos a falar de 1973, por aí.

Não quero com isto normalizar este cataclismo; não é por isto andar a acontecer há quase 50 anos, pelo menos, que está tudo bem; mas preocupa-me sempre a falta de memória e a incapacidade de se pôr as coisas num contexto histórico mais alargado. É por coisas destas que depois se ouve pessoas a telefonarem para programas de opiniões com opiniões idiotas, "Ah, antigamente, antes do 25 de Abril, nada disto acontecia." Infelizmente acontecia; a censura simplesmente remetia tais notícias negativas a um quase silêncio.

Agora, ao menos, os meios de comunicação já podem revelar toda a dimensão da incúria que permite que isto se repita de ano para ano; e os cidadãos já se podem organizar para exigir mudanças. Oxalá a queda de Constança Urbano de Sousa seja apenas o começo de soluções eficazes e duradouras.

hmbf disse...

O meu e-mail é fialho.henrique@gmail.com.