sexta-feira, 27 de março de 2020

O COVID DOS PODEROSOS


Pessoas que estão muito preocupadas com o futuro, deixem-me lembrar-vos uma coisa: Adão e Eva também estavam. Entretanto, há quem julgue que os velhinhos e os doentinhos e os fraquinhos não se importam de dar a vida pela saúde da economia. É a eugenia ao serviço dos mercados. Talvez por isso alguns países tenham optado por políticas de isolamento selectivas, protegendo condomínios fechados e deixando os bairros pobres entregues à sua sorte. Um dos aspectos mais interessantes em alguns discursos que vamos ouvindo tem precisamente que ver com esta concepção maniqueísta do mundo, a qual tende a incutir nas pessoas a necessidade de optarem por uma de duas coisas: saúde pública ou economia? O vírus até pode ser um bem precioso se só matar velhos e gente estragada, o que aliviaria sistemas de protecção social sangrados por uma esperança média de via cada vez maior. Há todo um novo mundo de oportunidades à nossa espera. Só não entendo porque estes dilemas não surgem quando países decidem invadir outros países, fazendo exacta e meticulosamente o mesmo que o vírus agora ameaça fazer sem olhar a quem. Não, lamento. Não é a economia que se pretende salvaguardar, é o nível de vida das classes favorecidas. Só falta dizerem com todas as letras que isto é um problema de sociedades envelhecidas e debilitadas no sistema imunitário, pelo consumo excessivo de álcool, tabaco e benzodiazepinas. Se calhar já disseram e eu não ouvi.

Adenda: este artigo no The New York Times inventaria de modo cirúrgico as mentiras germinadas na boca suja de Donald Trump. São às dúzias. Entretanto, segundo os números da Universidade de Medicina Johns Hopkins, os USA são já o país com mais casos de infecção confirmados: 104837. O número de mortes não pára de crescer: 1711 ao dia de hoje.

1 comentário:

Figueiredo disse...

Ao longo da história nunca se isolou a população saudável para combater uma doença, isso vai contra as leis da ciência, da medicina, e da natureza.

Em entrevista ao jornal israelita «Globes», o antigo chefe do Ministério da Saúde, Prof. Yoram Lass, explica à através da ciência e da matemática o que é o coronavírus covid-19 denunciando igualmente a histeria e obscurantismo que está por de trás de tudo isto:

- Lockdown lunacy
https://en.globes.co.il/en/article-lockdown-lunacy-1001322696

Para quem quiser entender o porquê de estarmos nesta situação de prisão domiciliária devido ao infundado estado de emergência decretado pela presidência da República e pelo governo, com a conivência dos partidos que estão na Assembleia (AR), e os interesses que se movem em torno do coronavírus covid-19, basta assistir à seguinte «Ted Talk» e depois ler a notícia:

- Bill Gates: A próxima epidemia? Não estamos preparados
https://www.youtube.com/watch?v=6Af6b_wyiwI

- Why France is hiding a cheap and tested virus cure
https://asiatimes.com/2020/03/why-france-is-hiding-a-cheap-and-tested-virus-cure/