quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

CHARCUTARIA NOTICIOSA

O jornalismo praticamente acabou. Agora temos comentarismo. O jornalista deixou de transmitir informação para passar a debitar opinião. É um desgosto. Além de que os critérios em matéria de encher chouriços transformaram os telejornais em charcutaria noticiosa. Tomemos de exemplo o Primeiro Jornal de hoje:
 
António Costa fala sobre pandemia em directo 11 minutos, peça sobre isolamento de crianças, peça sobre vacinação de crianças, directo de Lisboa sobre vacinação de crianças, outra peça sobre vacinação de crianças, directo de Matosinhos sobre vacinação de crianças, peça sobre vacinação de crianças em Viseu, cancelamento de voos por causa da pandemia, directo do aeroporto de Lisboa, isolamento no período de eleições.
 
Passaram 35 minutos.
 
Seguem-se resumos dos debates de ontem. 5 minutos.
 
Depois do intervalo publicitário, peça sobre neve na Serra. Mais uma criancinha entrevistada.
 
Novamente a pandemia, agora com as regras no comércio. E mais uma vez a vacinação de crianças. Novo directo de Lisboa sobre vacinação de crianças, peça sobre mortos e infectados, peça sobre cirurgias no São João, peça sobre novos médicos em Évora, peça sobre falsificação de CVs de médicos.
 
Peça sobre juntas de freguesia sem executivo. Filetes de robalo produzidos no Técnico.
 
Novamente a pandemia, agora em Itália, no Brasil, Espanha, com directo de França.
 
Peça sobre protestos no Cazaquistão, apelos do Papa à procriação, escutas a Luís Filipe Vieira.
 
E novamente a pandemia, agora na Primeira Liga.
 
Foi isto, uma pandemia de pandemia. Uma hora e meia noticiosa para isto.

3 comentários:

Transhümantes disse...

Pois, essa saturação da pandemia é por acaso. Não tem importância nenhuma e nem tem nada a ver com propaganda do terror. É só o jornalixo que é mau. É a qualidade do lixo que não presta. Bons velhos tempos em que se falava de tudo e tudo se podia falar.Os intelectuais estão a ficar sem os assuntos corriqueiros parecendo-me que estão obrigados a manter-se no seu mundinho abstracto das ideias, falam entre ele e os demais e assim mais ninguém os entende. É uma excelente técnica de confinamento entretido. No outro dia perguntava-me se ainda existem intelectuais, e o que é que isso quer dizer nos dias que correm.(?) ..está fixe post! Obrigado como sempre e saúde!

hmbf disse...

Escusado será dizer que em todos os momentos sobre vacinação de crianças houve crianças interrogadas sobre o assunto.

Transhümantes disse...

Ahhhhhahahahah!Era sem dúvida "eXcusado"! Já me sacaste uma gargalhada. Abraço.