sábado, 6 de abril de 2024

QUADRO ANALÍTICO DA CORNEAÇÃO

 


 

N.º 1. CORNUDO PRÉVIO, ou ANTECIPADO, é aquele cuja mulher teve amores antes do sacramento e não leva aos esposo a virgindade. «Sê-lo apenas prévio é coisa que lhe não pesa», afirma Molière. Nota: Não são considerados prévios os que souberam de tais amores pretéritos e, apesar deles, acharam por bem casar-se; ou se juntaram a viúvas; ou, sabendo de anteriores galanterias, a elas se acomodaram.
 
N.º 3. CORNUDO IMAGINÁRIO é o que o não sendo, ainda, já se desola acreditando sê-lo. Como o PRESUNTIVO (n.º 2), sofre de mal imaginário antes do real. [Molière retratou-o numa das suas peças, “Sganarelle ou le cocu imaginaire”.
 
N.º 36.CORNUDO APÓSTATA, ou TRANSFUGA, é o que tendo sido um modelo de razão, reconhecendo e publicitando que no casamento tudo são cornos, prevenindo os outros contra a armadilha conjugal, acaba em ceder-lhe de cabeça baixa e sofrer todas as fraquezas que anteriormente assinalava e denunciava. É um apóstata do bom senso e trânsfuga obstinado. Também assim Molière, que tanto esclareceu e tirou ilusões à confraria para acabar, ele próprio, enrolado da maneira mais estúpida e alvo dos ridículos que soubera pôr em cena.
 
N.º 46. CORNUDO PROPRIAMENTE DITO, ou DESESPERADO, é o George Dandin de Molière. A este inflige a sua mulher todas as atribulações imaginárias enganado-o, arruinando-o, maltratando-o, ultrajando-o, fazendo-o encontrar no casamento a forma de ir direito ao céu depois de transformar este mundo em purgatório.
 
N.º 52. CORNUDO PEDAGOGO, ou PRECEPTOR, é o que Molière pintou nas duas peças de teatro “A Escola das Mulheres” e “A Escola dos Maridos”, um esquinanto responsável pela formação do novo rebento. Mas certo é Agnés, destinada a partilhar do seu leito, encontrar outro homem capaz de ministrar-lhe lições a que dará melhores ouvidos. Na espécie existem muitos filósofos habituados a cortejar as mães para casar com as filhas incorruptíveis, na sua opinião, já que as formaram eles próprios pelo método das percepções de intuição de sensação. O pior é quando surge o portador de uma teoria de sensações menos sabiamente analisadas, concordemos, mas ainda assim mais inteligíveis pelo belo sexo!
 
Charles Fourier, in “Quadro Analítico da Corneação”, trad. Aníbal Fernandes, colecção contramargem, & etc, Janeiro de 1980; “Dos cornudos: suas espécies e tipos”, trad. Helder Guégués, Cavalo de Ferro, Maio de 2004.

Sem comentários: