quinta-feira, 10 de julho de 2025

SILVA CARVALHO (1948-2025)

 


Informa João Urbano que faleceu o poeta Silva Carvalho, autor de livros tais como "Memória do Presente" (1977), "Díptico Musical" (2005) e "Cypress Walk ou No Fim o Começo" (2007). No n.º9 da revista Nada, em ensaio intitulado "O Livro Porético", Silva Carvalho dizia ser o porisma uma substituição da palavra poema no contexto da linguagem porética. Esta linguagem materializa-se numa escrita contínua, independente do chamado “momento de inspiração”, espontânea, um «quase impulso», mas longe de se subsumir nos automatismos da escrita automática: «a Linguagem Porética sempre concedeu à linguagem a sua quota-parte de liberdade e o seu estatuto de revelação da inexistência através da irrupção do disparate ou do inarticulado (Estética da Estupidez)». Nasceu a 8 de Fevereiro de 1948 em Vila do Conde. Frequentou a Universidade de Coimbra antes de se exilar em Paris, em 1969. Regressou a Portugal em 1975, licenciando-se em Filologia Românica. Foi professor do ensino secundário, Leitor na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, E.U.A. (1985-89), na Universidade de Goa, Índia (1990-91) e na Universidade de Massachusetts, Dartmouth, E.U.A. (1997-2001). Leccionou na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, até 2008. Publicou na Black Sun, na Fenda, entre outras editoras ditas de circulação restrita.

3 comentários:

Nené - Maria Emanuel Teles de Menezes disse...

Não nos possamos esquecer de «A Linguagem Porética» que cria uma outra maneira de se viver a literatura. A invenção inesperada de um género literário no momento {mesmo] em que se pensa! https://silvacarvalho.com/index.html

Maria Emanuel Menezes disse...

Só acrescentar que no texto acima onde são referidas as editoras onde publicou, por lapso, não foram mencionadas a Brasília editora e as edições Aquário; estas edições foram criadas para publicar, unicamente, a obra literária do autor Silva Carvalho. Este comentário é da autoria de Maria Emanuel Menezes (Nené), mulher do autor.

hmbf disse...

Muito obrigado.