terça-feira, 3 de novembro de 2009

INQUÉRITO DA VIDA DOMÉSTICA

Entre as páginas 461 e 517, sob a forma de inquérito, Leopold Bloom e Stephen Dedalus, que andava a comer a mulher daquele, são meticulosamente distinguidos. A narrativa centra-se nos pensamentos de Bloom, o cornudo que, por sua vez, também tinha as suas amantes. Colo alguns excertos:

Que problema doméstico tanto, senão mais, quanto qualquer outro engaja sua mente?
O que fazer com as nossas esposas.

Que afinidades especiais lhe pareciam a ele existir entre a lua e a mulher?
Sua antiguidade no preceder e suceder a sucessivas gerações telúricas: sua predominância nocturnal: sua dependência satelítica: sua reflexão luminária: sua constância sob todas as suas fases, levantando-se, e pondo-se em seus tempos designados, inchando e minguando: a invariabilidade forçada de seu aspecto: sua resposta indeterminada a interrogação inafirmativa: sua potência sobre águas efluentes e refluentes: seu poder de enamorar, de mortificar, de investir de beleza, de tornar insano, de incitar e estimular delinquência: a inescrutabilidade tranquila de sua visagem: a terribilidade de sua isolada dominante implacável resplendente propinquidade: seus ómines de tempestade ou de calma: a estimulação de sua luz, de seu movimento e de sua presença: a admonição de suas crateras, seus mares áridos, seu silêncio: seu esplendor, quando visível: sua atracção, quando invisível.

Que temia ele?
O cometimento de homicídio ou suicídio durante o sono por uma aberração da luz da razão, a incomensurável inteligência categórica situada nas convoluções cerebrais.

Que vantagens possuía um leito ocupado, como distinto de um desocupado?
A remoção da solitude nocturna, a qualidade superior da humana (mulher madura) à inumana (saco de água quente) calafetão, o estímulo do contacto matinal, a economia do alisamento feito em casa no caso de calças cuidadosamente dobradas e colocadas ao comprido entre o colchão de molas (listrado) e o colchão de lã (divisões marrom-claro).

Que encontraram seus membros, quando gradualmente estendidos?
Nova roupa de cama limpa, odores adicionais, a presença de uma forma humana, mulheril, dela, a marca de uma forma humana, macha, não sua, algumas rosquinhas, algumas migas de carne enlatada, recozida, que ele removeu.

Quais eram suas reflexões concernentes ao último membro dessa série
[refere-se aos anteriores amantes da Srª Bloom] e ocupante anterior da cama [Stephen Dedalus, obviamente]?
Reflexões sobre seu vigor (um furão), proporção corporal (um cartaz), habilidade comercial (um embrulhador), impressionabilidade (um blasonador).

Com mais sentimentos antagonísticos foram afectadas suas reflexões subsequentes?
Inveja, ciúme, abnegação, equanimidade.

Por que mais abnegação que ciúme, menos inveja que equanimidade?
De ultraje (matrimónio) a ultraje (adultério) aí se ergueu nada senão ultraje (copulação) embora o violador matrimonial da violada matrimonialmente não tivesse sido ultrajado pelo violador adúltero da violada adulteramente.


James Joyce, in Ulisses, trad. António Houaiss, 6.ª edição, Difel, 1994.

Sem comentários: