segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

DESCULPE?

─ O que mais detesta em Lisboa?
─ O preconceito de que alguns lisboetas parecem padecer para com o resto do país, ou seja, aquela ideia de que para lá da capital é tudo paisagem.
─ E o que mais detesta no Porto?
─ A facilidade com que algumas elites beijam a mão aos califas da capital, ao mesmo tempo que se fazem sentir desconsideradas e até inferiorizadas por esses mesmos califas. Ou seja, parece haver em algumas pessoas do Porto um complexo de inferioridade mal resolvido.
─ E o que mais detesta em Coimbra?
─ Desculpe?

6 comentários:

margarete disse...

bem...

hmbf disse...

Ninguém tem opinião sobre Coimbra. Arranja-me uma opinião sobre Coimbra. :-) Não me digas que tem mais encanto na hora da despedida, que isso eu já sei que é mentira. E quem diz Coimbra diz Leiria, Évora, Aveiro, Viseu, Bragança, Faro, Santarém, Beja... Há opiniões sobre Lisboa e Porto. Mas e o resto? :-))

margarete disse...

Coimbra: é fixe.

opiniões "sortidas":

# chegas de pára-quedas a Coimbra e não consegues fazer amigos, é muito fechado, ou te tornas num "Coimbrinha" ou então ficas restrito a casa-trabalho - NOT TRUE - cheguei aqui para trabalhar há 9 anos, vivo cá há 7, e fiz imensos amigos em diversos "grupos" de diversos interesses

# não acontece nada em Coimbra - NOT TRUE - podia acontecer mais, mas as pessoas tb podiam participar mais, eu inclusive que ontem havia cinema à borliú no Teatro da Cerca de são Bernardo e fiquei encolhida em casa (David Cronenberg) (mas eu e os amigos vamos fazendo algumas coisas, tens de vir p a próxima :))

# ambiente académico (não estou a falar de trajes e praxes, entenda-se) - sem opinião, não conheço propriamente... nem sequer há cá o meu curso! :D

# as livrarias em Coimbra... queria mais e melhor, pois queria
mas pronto, a Almedina estádio lá me vai aquecendo

# vais ao café e sabes que, mesmo que não encontres um amigo, vês rostos conhecidos, pelo menos um "olá" dirás; se não quiseres ver gente conhecida vais a outro :P

# menos de 10 min de casa p/ o trabalho; vivo dentro da cidade com horta!

# come-se bem :P

# estás em Coimbra, viras-te para um lado tens serra, viras-te para o outro tens as planícies dos arrozais; estás na praia em 40 min (vá lá, vá lá...)

# é uma cidade bonita e simpática

# recomenda-se: almedina estádio, tropical, galeria santa clara, zé manel dos ossos, av sa da bandeira no outono, jardim da sereia sempre, TAGV, feito-conceito, mau-feitio, Xm, quebra-costas, o mercado municipal :P, a minha casa :)

# o que não gosto em Coimbra: as (não-)comemorações do 25 de Abril (e afins); a calma e silêncio com que se encerra um cinema como o Avenida; não dá jeito andar de bicicleta :(
francamente, nunca senti (ou nunca dei importância...) a cena dos doutores e engenheiros

podia haver mais livrarias, "sítios da noite", etc? sim, mas era preciso haver quórum...

olha, para moi, tens as coisas boas da cidade pequena e da aldeia grande, isto para uma rapariga ambivalente rural-urbana que nasceu em Toronto e se mudou para uma aldeia porttuguesa onde nem leite empacotado se vendia

...

Leiria: don't like it, demasiado novo-riquismo, sei que é lugar-comum, mas é mesmo o que se sente, Aveiro adoro mas não conheço assim tanto, Santarém é uma pasmaceira assustadora :|
Viseu parece-me muito bem mas não tenho muito conhecimento tb
depois há cidades mais pequenas que conheço como Torres Novas, Ourém e Santiago do Cacém que tb só para fds (talvez Tomar seja um exemplo do que "se aproveita" dentro do tipo de cidade piquena)
assim de repente, é isto :P

hmbf disse...

Este comentário é uma maravilha, ofereceu-me uma ideia para uma nova série de posts. A ver vamos.

margarete disse...

:-| medo.

margarete disse...

detesto fazer referências pq depois há as coisas de que uma pessoa se esquece: casa da esquina :), jardim botânico, pátio da inquisição, teatro da cerca de são bernardo, olha... e (pq não?) Portugal dos pequeninos
etc etc