sábado, 16 de outubro de 2010

QUE NOS SALVE O CRISTO DE ELQUI


XLIV

Pobre Cristo de Elqui dizem os meus detractores
não podemos acreditar na sua doutrina
não queremos ser pobres como ele
não mais tem que um mísero par de sandálias
há que viver bem neste mundo
a pobreza é um sinal de inferioridade

a mim ensinaram-me
que nem o Pai nem o Filho foram ricos
─ suponho que tão-pouco o será o Espírito Santo ─
nem palácios nem herdades nem veículos
nenhum dos Três
necessita de bens materiais
e nem por isso deixam de ser Deus
antes pelo contrário, certo?

é por isto que eu me preocupo
quando os meus detractores me desqualificam
pelo facto de apenas ter uma túnica
uma única camisa
um único par de cuecas negras:
quanto mais pobres
……………………………quanto mais humildes
mais nos pareceremos ao Senhor

ajoelhemo-nos desta vez
a orar pela alma dos ricos:
Pai nosso que estás no céu…



Nicanor Parra, in Nuevos Sermones Y Prédicas Del Cristo De Elqui (1979)Versão de HMBF

Sem comentários: