domingo, 23 de janeiro de 2011

DEVER CÍVICO

O inevitável aconteceu. Não vale a pena escamotear os resultados, os socialistas descontentes com a governação socrática ficaram em casa. Só se deslocaram às urnas os conservadores e aqueles para quem Cavaco simboliza o que de mais degradante há neste país. A votação do Coelho é impressionante. Os políticos que ao longo dos últimos anos vêm transformando a política numa mera luta de galos esvaziada de ideais e de verdadeiro serviço público devem pensar na votação do Coelho como um sinal da voz popular, ele foi um eco do que todos os dias se escuta pelos cafés. E devem também ponderar a abstenção como um sintoma inequívoco da desacreditação da política em Portugal.
Como é óbvio, ninguém vai pensar nem ponderar nada. A falta de vergonha é tanta e tão declarada que nem o facto de muitos portugueses terem sido impedidos de votar por um sistema de simplificação que espelha bem o que se passa no país a todos os níveis vai estimular a indignação. Eu ia sendo uma vítima desse sistema. Com o Cartão do Cidadão feito há pouco tempo, votei pela primeira vez em Caldas da Rainha. Tive de esperar por um número que após muita insistência lá foi parido por um sistema constipado. Encontraram-me uma mesa 9 onde pude exercer um direito que há muito não exercia. Outros não tiveram a mesma sorte. Desistiram. Se isto tivesse acontecido na Venezuela a conversa seria outra.

4 comentários:

Mariana disse...

"Se isto tivesse acontecido na Venezuela a conversa seria outra": acho que entendi.

hmbf disse...

quando o mal acontece na casa dos outros é sempre pelas piores razões (são tiranos, não deixam as pessoas votar, manipulam eleições, etc). como foi cá, nada mais se passou senão uma falha técnica. rais partam a democracia portuguesa mais as suas falhas técnicas.

paulo da ponte disse...

A minha sorte foi ser o último da mesa 8...estava lá o número bem legível.

hmbf disse...

eu ainda esperei