quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ORAÇÃO PRÉ-NATAL


Eu ainda não nasci; ó, escutai-me.
Não deixeis o vampiro ou a ratazana ou a doninha
ou o espírito de pés aleijados aproximarem-se de mim.

Eu ainda não nasci, consolai-me.
Temo que a raça humana venha a emparedar-me,
ou a drogar-me com drogas fortes, com finas mentiras me tente,
com negros acúleos me torture, em banhos de sangue me enrole.

Eu ainda não nasci; abonai-me
Com água para me embalar, erva que cresça para mim,
árvores que me falem, um céu que me cante, pássaros
e uma luz brilhante a guiar-me por detrás da mente.

Eu ainda não nasci; perdoai-me
Pelos pecados que em mim o mundo cometerá, pelas palavras
quando me disserem, pelos pensamentos quando me pensarem,
pelas minhas traições engendradas por traidores além de mim,
pela minha vida quando matarem através das minhas
mãos, pela morte quando me viverem.

Eu ainda não nasci; recitai-me
Nos actos em que hei-de actuar e nas deixas que direi quando
um velho me ler. Os burocratas intimidam-me, as montanhas
franzem-me o sobrolho, os amantes gozam-me, as ondas
brancas enlouquecem-me e o deserto leva-me
à ruína e o indigente recusa-me
a esmola e os meus filhos amaldiçoam-me.

Eu ainda não nasci; Ó, escutai-me,
Não deixeis que a besta ou aquele que se julga Deus
se aproximem de mim.

Eu ainda não nasci; Ó, alimentai-me
Com força contra aqueles que tentarão congelar a minha
humanidade, forçando-me a ser um autómato letal,
transformando-me num dente de roda na engrenagem, coisa
de uma só face, uma coisa, e contra todos aqueles
que dissiparão a minha integridade,
soprando-me como lanugem de cá
para lá ou de lá para cá
como água levada nas
mãos que me hão-de derramar.

Não deixeis que façam de mim uma pedra e que me arremessem.
Caso contrário, matai-me.



Louis MacNeice

Versão de HMBF.

Sem comentários: