domingo, 1 de dezembro de 2013

GINÁSIO

Padeço de uma doença sem cura. O sintoma mais evidente é este riso escarninho que se me forma entre o pensamento e a acção sempre que leio más propostas em livros inteligentes. Breves Notas Sobre as Ligações (Llansol, Molder e Zambrano), publicado pela Relógio D’Água em Abril de 2009, tem algumas dessas propostas capazes de fazer mudar o mundo. Para melhor, pudessem ser levadas à prática. Gonçalo M. Tavares não tem culpa, porém, que o mundo vá mudando para pior (constatação subjectiva). Fez o seu trabalho, observou, reflectiu, imaginou, propôs. Ao leitor caberá pouco mais que isto, sublinhar, criticar e dar conta na esperança de que a intenção se transforme em facto reflexo.
 
Primeira:
 
A distribuição da luz numa cidade a depender do trabalho filosófico e individual que cada cidadão desenvolve (eis uma hipótese). Brutos e ingénuos terão direito a uma luz urbana reduzida.
Se, numa rua, no seu n.º 25, 1.º andar direito, mora um filósofo, a cidade e os seus serviços de manutenção da claridade deverão ter o cuidado de canalizar para aí grandes quantidades de electricidade individual
Porém, noventa por cento da cidade permanecerá às escuras.
 
Temo que a percentagem fosse maior, mas poderíamos fazer o mesmo com água e gás. Viveríamos às escuras, bem melhor que viver neste às claras sem LUZ. O problema que esta proposta levanta é: quem recolheria o lixo?
 
Segunda:
 
2 – Pegar num livro religioso e colocá-lo dentro da água em que se acabou de tomar banho.
Deixá-lo estar aí até que as páginas se comecem a desfazer.
Deixar que o livro se desfaça por completo até desaparecer na água.
Depois de aguardar pacientemente o tempo necessário – semanas, talvez -, tomar banho naquela água onde agora está incluído, ou diluído, o livro religioso.
Água religiosa, murmuras. Água com palavras santas.
 
Considerando que nos tempos correntes, como nas águas, houve uma reconhecível inversão em matéria religiosa, somos levados a crer, por fé, que as palavras seriam substituídas por números santos. Livros religiosos na actualidade são livros de contas e recibos verdes, livros de economia. Também há livros à prova de água, embora não saibamos de ninguém que os tome por religiosos. Banho de sal grosso purifica o leitor. A técnica metafísica do Gonçalo apenas purifica o livro.
 
Terceira:
 
Ler como forma de exercício físico, ler como modalidade desportiva: atletismo, futebol, ginástica, ler um ensaio, andebol, patinagem artística, ler um poema, ler um romance.
Conceber um ginásio onde o utente escolhe entre aeróbica, ginástica ou a leitura de um livro de ficção; cada uma com a duração de hora e meia, três aulas de movimento.
 
Nesta proposta a leitura adquire modalidades facilmente reconhecíveis no acto de escrever. Parece haver na escrita um exercício desgastante que escapa à leitura, aparentemente caracterizada pela descontracção muscular. A escrita ajuda a perder calorias: step, training, zumba, cardiofitness, body pump, jump, cycling, insanity. Literatura estrangeira, livro importado. Pular alivia, saltar liberta. Recuperar os ginásios clássicos talvez ofereça um outro equilíbrio à imaginação. Escusado conceber sobre o que pode ser reciclado. É mais ecológico.

Sem comentários: