terça-feira, 7 de janeiro de 2014

SEXO DOS ANJOS

Tenho um carinho especial por notas de rodapé. Muitos leitores não lhes ligam, passando ao lado de grande parte do interesse dos livros. Há mesmo livros que valem pelas notas de rodapé. E é bem provável que alguns sejam, no seu todo, uma longa nota de rodapé. Um dia também as notas de rodapé terão direito à sua honra e glória, talvez com uma antologia, uma enciclopédia ou uma simples recolha de notas de rodapé. Não é o caso de A Vida e Opiniões de Tristram Shandy, reunido em duas partes na edição portuguesa da Antígona, onde descobri uma nota de rodapé que pode abrir portas imensas para a vida feliz:

Francisco de Vallés (1524-92), médico espanhol e comentador de Platão, autor de Controversiarum medicarum et philosophicarum (1564). Ou, eventualmente, Valésio, fundador da seita dos valésios (séc. III). Considerando pecado a perpetuação da espécie, os valésios mutilavam-se e pregavam essa mutilação.


Associo a possibilidade da vida feliz à incerteza hermenêutica sobre as alusões do texto original, adiantando que, segundo um dicionário enciclopédico de teologia disponível on-line, fiquei a saber que os valésios se castravam tanto a si mesmos como aos seus hóspedes, julgando servir a Deus dessa maneira. Faz sentido, sobretudo se considerarmos a castração uma aproximação ao estado angelical. 


Nota de rodapé: por aqui se constata que sempre esteve o mundo cheio de castradores.

Sem comentários: