domingo, 2 de fevereiro de 2014

PHILIP SEYMOUR HOFFMAN (1967-2014)


Morreu Philip Seymour Hoffman, actor cuja simples presença me levava a ver um filme. Fiquei fã depois de Happiness (1998), de Todd Solondz, embora já me tivesse apercebido da sua versatilidade em obras de interesse tão distinto tais como Boogie Nights (1997), de Paul Thomas Anderson, ou The Big Lebowski (1998), dos irmãos Coen. Era o actor fetiche de Paul Thomas Anderson, com quem trabalhou em praticamente todos os filmes: além do supracitado, encontramo-lo em Sydney (1996), Magnolia (1999), Punch-Drunk Love (2002) e The Master (2012). O Oscar, inevitável, chegou com Capote (2005). Dois filmes menores onde apreciei especialmente o seu desempenho: no drama familiar The Savages (2007), de Tamara Jenkins, e no thriller Doubt (2008), de John Patrick Shanley. São dos tais que pouco valeriam não fosse a sua presença. Realizou Jack Goes Boating (2010). Eternamente agradecido.

3 comentários:

je suis...noir disse...

Eu gostei mais do "Doubt" do que do "The master". Aliás, acho que sou das poucas pessoas que não gostou do "The master"- falha ali qq coisa. As lembranças da personagem giram mais à volta da namorada e muito pouco em torno da familia e da infância. E sempre se volta à infância e à familia, por mais amor que se viva...

hmbf disse...

Sugiro uma "revisão" do mestre. :-)

je suis...noir disse...

Ainda me lembro bem, obrigada! Podemos ter gostos diferentes, às vezes:)