domingo, 24 de agosto de 2014

POEMA RASURADO


Além da página em branco, há um outro recurso que se vai tornando mais recorrente. O poema rasurado expressa uma intenção distinta do poema vazio. No poema vazio (ou quase) a ausência de palavras induz no leitor sensações contraditórias, ao passo que o poema rasurado é muito mais objectivo quanto à vontade do autor. Neste caso, há como que uma suspensão do conteúdo. Geralmente, apagamos o que não interessa. Talvez queiramos com o poema rasurado mostrar o que não interessa. Veja-se este exemplo encontrado no livro Compositores do Período Barroco (Deriva, 2013), de José Ricardo Nunes:


Optar por não suprimir literalmente o texto acaba por atribuir-lhe um estatuto dúbio, conferindo-lhe uma autonomia e exclusividade que os outros poemas do conjunto não merecem. O poema rasurado é e não é. Repare-se que não se trata de algo que foi deitado para o lixo, mas sim de um texto que se isola do conjunto por haver nele uma especificidade que o ostraciza. Um outro exemplo aparece-nos no livro Equatorial, excelente antologia do poeta brasileiro Fabiano Calixto sobre a qual deixarei um post em breve:


Neste exemplo, o título do poema escapou à rasura. Lido o que se esconde por detrás dos riscos, percebemos existir na atitude um gesto lúdico típico da poesia concreta. Ou seja, transforma-se em expressão o aspecto gráfico. Tanto num caso como no outro devemos ressalvar a coragem dos autores em ultrapassar as fronteiras de um dicção convencional. A pergunta que se impõe é: como ler em voz alta estes textos? Coloco-me a mesma questão sobre as páginas em branco ali partilhadas. Há nestes textos algo que escapa à recitação. Nos poemas em branco escapa a capacidade do leitor para imaginar sobre o branco da página, nos poemas rasurados escapa o efeito da rasura. E o mesmo poderíamos questionar acerca do título de um livro como este de Miguel-Manso, que no interior se explica com poema epigramático deixado ao alto:


Sem comentários: