segunda-feira, 30 de março de 2015

IMPUNIDADE


Camarada Van Zeller, loas, loas à camarada Von Hafe. Contrariando a tendência para empregar licenciados com propostas de remuneração a rondar os 500€ mensais, nomeou, a 19 de Janeiro do corrente ano (idos de 2012), o licenciado Ricardo José Galo Negrão dos Santos, para realizar estudos pelos quais auferirá uma remuneração mensal de 3892€, acrescida de subsídios de férias e de Natal de igual montante, subsídio de refeição, bem como despesas de representação fixadas para os adjuntos dos gabinetes dos membros do Governo. Tinha dito. Com a camarada Von Hafe acabou-se a impunidade. Ela o disse, ela o faz. Antes de ela surgir do nevoeiro era o regabofe geral, agora é apenas o geral. Antes dela, todos os ministros da justiça foram cúmplices das vigarices do sistema. Paula Maria von Hafe Teixeira da Cruz foi a primeira Ministra da Justiça a admiti-lo, com ela tudo tem sido diferente. Hosanna! É verdade que as reformas absolutamente estruturais da ministra Paula Maria von Hafe Teixeira da Cruz não ajudaram o cidadão a compreender porque é que as multas dos banqueiros prescrevem e as multas do cidadão acrescem de juros e penhoras. Mas isso é um pormenor. No país de Manuel Palito, o Citius foi a prova que faltava ao crime. Os títulos são algodão: «Buraco negro no Citius: faltam milhares de processos»; «Milagre do Citius: não há processos pendentes em Portugal». E tudo acabou num pedido de desculpas escusadas pela incompetência, lá está, geral. Como a culpa não pode morrer solteira, acusaram-se os técnicos de sabotagem e as águas de bacalhau fizeram o resto. Descansemos em paz, em breve teremos à mão as listas dos criminosos. Diz-se que Paula Teixeira da Cruz alegava que reincidência de pedófilos era de 80%, mas esta não ultrapassa, afinal, os 18%. Falso. A ministra sofre de dislexia, leu de trás para a frente. Falso. Os números foram sabotados e a ministra já avançou com processos contra os técnicos. Falso. A ministra anda a pagar caro a incompetência dos assessores, tipo o tal licenciado supradito. A dúvida é: quanto tempo mais temos que aturar tamanha incompetência? Que mal fizemos para sermos governados por gente tão medíocre? Pode a ministra ficar impune? Não se acabou a impunidade?

4 comentários:

Anónimo disse...

A impunidade tal como as multas do cidadão também não prescreve. Sofia

Cuca, a Pirata disse...

Enquanto ainda houver juízes em Berlim, a lista terá o mesmo destino da alteração legislativa que permitia julgar homicídios em processo sumário e por um único juiz em vez de um coletivo de juízes: o caixote do lixo da inconstitucionalidade.

hmbf disse...

Espero bem que sim, mas não deixa de ser inquietante a figura sinistra da ministra e a ideia da lista e a adesão de tanta gente (o povo, o povo, o povo) à mesma. Às vezes acho que o Estado de Direito é uma alienação social, a maioria das pessoas preferiria viver em ditadura (até ter que viver em ditadura). Ouvir uma antena aberta sobre este assunto é deprimente. Fosse eu piloto, não sei se resistiria.

Cuca, a Pirata disse...

Tens razão, é deprimente. Às pessoas falta-lhes a educação para o humanismo e sobra-lhes a desinformação. São explosivos feitos de ódio ou de tédio à procura de qualquer coisa que lhes sirva de rastilho. Não se aguenta. A única solução é viver dentro de um verso à espera que isto passe.