quarta-feira, 29 de abril de 2015

EPIFANIAS #2

2

   Sem escola amanhã: noite de Sábado no Inverno: sento-me junto ao fogo. Em breve estarão de regresso com provisões, carne e vegetais, chá e pão e manteiga, farinheira que crepita no tacho… Sento-me a ler uma história da Alsácia, a folhear as páginas amareladas, a observar homens e mulheres com fatos estranhos. Agrada-me ler sobre os seus hábitos; através deles parece-me que penetro a vida de uma terra além deles para entrar em comunhão com os alemães. Querida ilusão, amiga da minha juventude!....... Imagino-me a mim próprio nele. As nossas vidas mantêm-se sagradas nas suas mais íntimas ligações. Estou com ele à noite quando lê os livros dos filósofos ou alguma história dos tempos remotos. Estou com ele quando passeia sozinho ou na companhia de alguém que nunca viu, a jovem rapariga que o envolve em braços sem malícia, oferecendo o seu simples, abundante amor, escutando e respondendo à sua alma sem perceber como.


James Joyce, in Shorter Writings.
Versão de HMBF.

Sem comentários: