quarta-feira, 13 de maio de 2015

SHOCK IMAGES

Os maços de tabaco vão passar a trazer imagens chocantes. Há anos, bati-me como pude contra a propaganda anti-IVG que fazia uso das chamadas shock images. Agora vou simplesmente continuar a fumar, mas não posso deixar de sublinhar o estado absolutamente degradante a que chegámos em termos de material preventivo. A utilização deste tipo de propaganda diz mais sobre quem a defende do que sobre o alvo a que se dirige, é rasteira, mesquinha, cede ao sensacionalismo mais ignóbil, é de uma sobranceria insuportável porque olha para o seu público alvo como uma cambada de asnos que precisam de ver a morte a entrar pelos olhos para tomarem decisões saudáveis. Devo dizer que a decisão mais saudável que até hoje tomei na vida foi não querer morrer saudável. Quando era puto, só queria viver até aos 27. Tenho 40. O que vier à rede é peixe. Sou asmático e fumo, bebo muito, gosto de Compay Segundo. Os imbecis por detrás destas campanhas não querem um mundo mais saudável. Se o quisessem, investiam na educação, no ensino, na cultura, investiam numa informação que não reduzisse o cidadão à condição de besta. Pois bem, eu sei que o fumo dos meus cigarros prejudica o mundo inteiro. O fumo dos meus cigarros mata o mundo à minha volta e obriga-me a assistir. Só espero que, em conformidade, obriguem as gasolineiras a expor fotografias sobre o mal que a exploração petrolífera traz ao mundo. E nas lojas de jóias metam imagens do trabalho nas minas e mostrem a gente rica as condições em que são extraídos os diamantes angolanos.  Não se esqueçam também de ir a todas os espaços de fast-food alertar os consumidores para os malefícios desse tipo de dietas, estampando fotografias de gente obesa aos balcões do McDonald’s e quejandos. E, já gora, em todas as garrafas de vinho metam a imagem de um bêbado a bater na mulher, nos filhos, a atropelar peregrinos. Teríamos um mundo muito mais saudável e equilibrado.

9 comentários:

Cuca, a Pirata disse...

A ideia deve ser dar dinheiro a ganhar a uns amigos. Gostava de saber qual a percentagem de eficácia dessas imagens.

MJLF disse...

Estou de acordo mesmo!

hmbf disse...

EFICÁCIA ZERO

apostam?

Luis Eme disse...

eficácia zero não digo.

deve aumentar o número de vendas de cigarreiras...

falando mais a sério, é uma campanha vergonhosa, que se intromete na liberdade individual.

Anónimo disse...

Gostei muito das suas observações. Mas que outras imagens seriam capazes de nos persuadir em relação a este governo nocivo? Peço-lhe: faça esse exercício, enquanto fumo um cigarro.

C.D

maria disse...

saudável é ler-te! :)

hmbf disse...

olha, eu é que já não tenho saúde alguma. mais acima é mais caro. foda-se, 'tou cansado.

MariaEduarda disse...

Concordo plenamente com esta posição! Se a medida é eficaz, que se aplique a mais coisas.

É uma medida tão estúpida quanto discriminatória.

margarete disse...

"eficácia zero não digo.

deve aumentar o número de vendas de cigarreiras..."

:D :D :D