terça-feira, 1 de março de 2016

E SE EM VEZ DE GATINHOS COMEÇASSEM A PARTILHAR CAMELOS?

Desde que reactivei a página de Facebook, têm sido vários os momentos em que me deparo com uma total incoerência por parte de quem critica a uns o que faz com os outros. É típico da vida vidinha, mas na rede ganha uma especial dimensão sociológica. A forma como se achincalham pessoas neste terreno nada tem que ver com opinião, crítica, direito à indignação, ironia, sátira ou cinismo. De resto, já deu para perceber que enquanto possível campo de debate crítico as redes sociais são não só uma ilusão como redundam num enorme malogro. Processa-se nelas exactamente o mesmo tipo de elitismo estratificante que conhecemos da vida em sociedade, com as suas castas muito bem definidas, transportadas do "meio" para o leito das afinidades cibernéticas. Não é por acaso, por exemplo, que no Facebook a amizade é o pretexto de aproximação. Poucos serão realmente amigos de poucos, mas uma amizade, ainda que esvaziada de valor e conteúdo, oferece aos intervenientes a delusão de uma ponte intelectual. Tudo para que possamos assistir diariamente a um autêntico espectáculo de violência verbal, típico de claques futebolísticas. Só que às claques ainda reconhecemos uma certa coragem física, ao passo que nas redes sociais a exacerbação raivosa de sentimentos negativos é toda ela exercida no conforto da escrivaninha, com os corpos protegidos pela distância, embora o nome, que já pouco vale, exposto a desaires. Espectáculo deplorável. Para os da esquerda, os da direita são escória. Para os da direita, os da esquerda são escumalha. Este atira-se ao Henrique Raposo, aquele à Isabel Moreira. E andam nisto horas a fio, dias inteiros, a desperdiçar o precioso tempo das suas vidas. Como não pode alguém comover-se quando escuta e vê o Vítor Silva Tavares confessar que jamais lhe passou pela cabeça vir a ser escritor para não desperdiçar tempo de vida com os cornos sobre o papel? Imagine-se o desaforo! 

4 comentários:

Maria Eu disse...

Realmente, o sr. ia sentir-se desconfortável, se tem tendência a marrar no papel, enquanto escreve. Já os escritores, como não têm cornos, continuam a escrever. :p

Pedro Góis Nogueira disse...

Ora nem mais, totalmente de acordo, mas permite que reforce o meu sublinhado: "Processa-se nelas exactamente o mesmo tipo de elitismo estratificante que conhecemos da vida em sociedade, com as suas castas muito bem definidas, transportadas do "meio" para o leito das afinidades cibernéticas. Não é por acaso, por exemplo, que no Facebook a amizade é o pretexto de aproximação. Poucos serão realmente amigos de poucos, mas uma amizade, ainda que esvaziada de valor e conteúdo, oferece aos intervenientes a delusão de uma ponte intelectual. Tudo para que possamos assistir diariamente a um autêntico espectáculo de violência verbal". No ponto.

Anónimo disse...

Para mim a chegada do facebook foi óptima. Libertou a blogosfera de muita trampa. Sofia

ParadoXos disse...

completamente de acordo!!

um abraço.