sexta-feira, 10 de junho de 2016

O DRAMA ACIMA DE NÓS

Quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar num grande grupo editorial? Imagino que haja constrangimentos.
Sim, eu tinha trabalhado vários anos numa editora e até aí não tinha de apresentar objetivos, fazer planos: se ganhasse mais ali, podia ganhar um prémio.
Isso hoje é...
É básico, pois é. Mas na altura foi uma dificuldade porque não estava habituada a dizer quanto é que vou vender este ano e se não vender o que é que me acontece. Eu não sabia nada disto e tive de aprender, como é óbvio. Mas também acho que faz falta uma certa coordenação. Não se podem lançar livros em pensar. É preciso perceber se há público, ver as tiragens, não se pode fazer as coisas de qualquer maneira. Tive de me habituar a isso. Também tive de me habituar a outra coisa, essa bem mais difícil, que é a de ter acima de nós pessoas que não gostam de ler, pessoas que não percebem o que é um livro. Isso é dramático.

Maria do Rosário Pedreira, entrevistada por Bruno Vieira Amaral, revista LER, Verão de 2016.

1 comentário:

Anónimo disse...

«Não se podem lançar livros sem pensar. É preciso perceber se há público, ver as tiragens, não se pode fazer as coisas de qualquer maneira.» Se os verdadeiros escritores levarem a sério as palavras desta senhora, só teremos lixo literário. Mas isso já acontece, e a culpa é dos editores.