quinta-feira, 30 de março de 2017

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Sempre existiram desde tempos imemoriais, e continuarão a existir, os chamados "crimes passionais" motivados pelos furores do amor, da paixão, do ciúme. Mas a questão, parece-me, é até filosófica: a violência é por natureza selvagem e «indomesticada» (mesmo a mais premeditada e dolosa). O equívoco está em vivermos numa sociedade que parece valorar o adjectivo «doméstico», quando chamado a qualificar a violência, como algo de menor importância, mais desculpável, uma violência de trazer por casa. Neste sentido, a violência doméstica seria uma menor violência porque a sociedade considera que nesses casos há muitos factores que interferem com as acções do agressor. Contudo, quanto mais não seja pelos números, pelas penas suspensas, pelas recorrências, por um certo sentido de impunidade, percebemos o preço que pagamos por valorar a violência doméstica como «violenciazinha», ao invés de fazer o contrário. A natureza indomesticada da violência no espaço doméstico ganha proporções ainda mais vorazes e selvagens, isto é, o facto desta violência se verificar no espaço da casa deveria ser tido não como factor desculpabilizante, mas sim agravante.

Carlos Natálio, autor do weblog Ordet, aqui.

5 comentários:

Cuca, a Pirata disse...

Não é verdade. Se a violência doméstica é mais punida, se à mesma são afetos mais meios, se os processos até têm natureza urgente, como dizer que é desvalorizada relativamente à violência "não doméstica"?

hmbf disse...

Por acaso, tenho uma dúvida que talvez possas esclarecer. Se eu der uma carga de porrada na minha mulher e outra num tipo qualquer a moldura penal é a mesma? Imaginemos que o motivo para a carga de porrada era o mesmo, tipo ter sido insultado.

Cuca, a Pirata disse...

se deres uma carga de porrada num tipo qualquer levas prisão até três anos ou multa. Se a carga de porrada for na tua mulher levas prisão até cinco anos (nem sequer está prevista multa). E se for dentro de casa - parece que a geografia conta - o mínimo são dois anos de prisão.
Isso dos motivos, na verdade, é coisa que não interessa muito :)))

Cuca, a Pirata disse...

(Adenda: ao gajo qualquer podes bater-lhe dentro da casa dele que fica ao mesmo preço)

hmbf disse...

Explicado. :-)