terça-feira, 26 de dezembro de 2017

HIPOCRISIA

Em que mundo julgarão viver certas pessoas? 
Uma empresa portuguesa volta a ser centro de polémica nas redes sociais por causa de bolos rei deitados para o lixo. Em que mundo viverão as pessoas? 
Lembrei-me do documentário de  Agnés Varda, Os Respigadores e a Respigadora, que os meus formandos viam com espanto. Como era possível tanto desperdício? Não só é possível, como é regra no mundo que abraçámos. Já nesse filme, com 17 anos, se falava de uma produção de batatas desperdiçada em França que daria para minimizar a fome em África. Tudo porque as batatas não tinham as dimensões ideais para captarem a atenção dos consumidores nos hipermercados. 
O mundo em que vivemos é de uma hipocrisia ilimitada, incompreensível. Só mesmo a hipocrisia é incompreensível nesse mundo, pois tudo o resto é facilmente explicável. 
Quando vou vazar o lixo no fim de um dia de trabalho, deparo-me frequentemente com produtos que as lojas do shopping deitam para o lixo. Há dias, uma colega levou para casa um par de sapatos sem atacadores, um saco de boxe ligeiramente rasgado e umas luvas, uma mochila com ligeiro defeito numa asa. 
Circularam por aí imagens do recinto onde foi realizado um festival de música, com sacos cama, mesas, chinelos, tendas, toneladas de adereços de campismo ao abandono. 
Há tempos, eu próprio fiquei estupefacto com o número de paletes carregadas com pães-de-leite e de croissants directamente deitados para o lixo por causa da validade. Validade. 
É assim o dia-a-dia dos grandes negócios alimentados pela nossa sociedade de hipócritas, a horda de consumidores insaciáveis para quem muito é sempre pouco. 
Estavam à espera de quê? Que fosse feito às escondidas para não chocar tanto a sensibilidade de merda das redes sociais?
Grata estará a rede de pastelarias em causa pela publicidade inusitada que lhe fazem. Mesmo sendo negativa, por certo renderá mais visitas para o brioche do dia. 
País de hipócritas. Aposto que tiveram todos um natal austero.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já viu este?
https://youtu.be/zkASAZGIuu0 (De 2014 e "mais mainstream").
E, apesar de achar que não está correcto o que aquela imagem mostra, sei que é comum pastelarias, padarias e superfícies comerciais na minha cidade doarem comida para IPSS e gostaria de saber para onde irão os restos do Natal nas nossas casas?

hmbf disse...

Esse já conhecia, sim.