segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

PLANO ESTRATÉGICO


Sendo a natureza humana o que é, e tendo os indivíduos competências, capacidades, motivações e aspirações claramente diferentes, uma sociedade verdadeiramente igualitária será possível e/ou sequer desejável?

A natureza humana tanto engloba santos como pecadores, e cada um de nós possui ambas as capacidades. Não vejo qualquer conflito entre uma visão igualitária e a variedade humana. Poder-se-ia talvez argumentar que aqueles com maiores capacidades e talentos já são recompensados pela sua propensão para os exercer, logo merecem menos recompensas externas — mas não é esse o meu argumento. Quanto à viabilidade de instituições e práticas sociais mais justas e livres, nunca podemos estar certos de antemão; só podemos continuar a tentar testar os seus limites tanto quanto possível, sendo que não vislumbro com clareza razão alguma para antecipar o fracasso.

Noam Chomsky, entrevistado por C. J. Polychroniou, revista Truthout, 19 de Junho de 2016, in Otimismo e não Desespero, trad. Paulo Barata, Elsinore, Novembro de 2017, p. 80.

2 comentários:

sara rocio disse...

Olá Henrique, espero que estejas bem.
Concordo em absoluto, só corrigia nesta frase "Poder-se-ia talvez argumentar que aqueles com maiores capacidades e talentos já são recompensados pela sua propensão para os exercer(...)" o "para" por (por os exercer).
beijinho* para vocês
Muuuitas Saudades

hmbf disse...

Olá Sara. Bom saber-te por aqui. Saudades,