domingo, 4 de novembro de 2018

MÃO-DE-OBRA



A notícia diz que Portugal precisa desesperadamente de imigrantes para combater falta de mão-de-obra. Podia dizer que imigrantes precisam desesperadamente de Portugal para sobreviver. Não. Ao contrário, Portugal precisa de mão-de-obra. E é por precisar de mão-de-obra que precisa desesperadamente de imigrantes, pois imigrante é sinónimo de mão-de-obra. De preferência barata, daquela mão-de-obra que não temos em Portugal porque a mão-de-obra portuguesa sai cara a Portugal. Os portugueses saem caros a Portugal, ao contrário dos imigrantes. Até que os Portugueses comecem a temer os imigrantes e se transformem naquilo que já são, isto é, até que deixem emergir o vómito do ódio, do racismo, da xenofobia, e comecem a vomitar slogans de “trumpa” contra a imigração. Porque os portugueses querem trabalhar, mas não por qualquer preço. Assim os imigrantes e os emigrantes. Acho eu.


Adenda: este post, no Xilre. 

3 comentários:

xilre disse...

Igualmente má, se não pior, a afirmação de que o foco não deve ser na natalidade, mas na dita «mão-de-obra». O sonho de um país povoado por robots, certamente...

hmbf disse...

Óbvio.

L. disse...

alguem avise o saraiva que se os salarios oferecidos forem decentes em muitos casos a mao de obra esta la. as sonaes, as jeronimo martins, os grandes grupos. experimentem.

ha casos em que mesmo assim falta, reconheço. mas sao uma minoria.