quarta-feira, 5 de junho de 2019

UM LIVRO SOBRE BORBOLETAS DO JOSÉ SARAMAGO


Um cliente procurava “As Intermitências da Morte”, dizendo que lhe apareceu bicho em casa. Não indaguei sobre a questão do bicho, já nada me surpreende. Agarrei no livro e coloquei-lho nas mãos. Continuou dizendo que precisava de tirar dúvidas sobre o bicho, enquanto puxou do telemóvel e começou a fazer-lhe festas como quem procura respostas para dúvidas imensas. Às tantas pergunta-me se livro é o mesmo que romance, assim mesmo: “livro é o mesmo que romance?” Fiquei sem saber o que lhe responder, à espera de ver no que aquilo dava. Perante a estupefacção, esclareceu-me: aqui (apontou para o telemóvel) fala numa borboleta que vem na capa e representa a morte, queria saber se é o bicho que me apareceu em casa. Disse-lhe que houve uma edição daquele livro com uma borboleta na capa, mas agora só se encontraria, com sorte, em alfarrabistas e feiras de velharias. Ficou decepcionado. Também lhe sugeri um livro sobre borboletas. E foi nessa altura que se fez luz, ele procurava precisamente um livro sobre borboletas do José Saramago. Tente na feira do livro de Lisboa, senhor, lá encontra-se tudo.

2 comentários:

Carlos Ramos disse...

Fantástica realidade que coloca em sentido a melhor ficção. Poderias fazer um livro ou um capitulo só dedicado a estes pés de vento literários. Brilhante.

hmbf disse...

Em tempos guardei imensas destas histórias, todas hiper-realistas, sem uma pinga de invenção. Depois cansei-me de as guardar. A certa altura até me deprimiam.