quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

"Não haverá ninguém suficientemente bondoso que me estrangule durante o sono?"

 


   — Como tens passado ultimamente? — perguntou.
   — Estou sempre na mesma, um feixe de nervos.
   — As drogas não te vão ajudar, como sabes. Não gostavas de te tornar crente?
   — Quem me dera consegui-lo...
   — Não é difícil. A única coisa que tens de fazer é acreditar em Deus, acreditar em Cristo como filho de Deus e acreditar nos milagres que Cristo levou a cabo...
   — Consigo acreditar no Diabo.
   — Então, porque não em Deus? Se acreditas na sombra, também tens de acreditar na luz, não achas?
   — A escuridão sem luz existe, como sabe.
   — Escuridão sem luz?
   Apenas consegui ficar em silêncio. Tal como eu, também ele caminhava pela escuridão, acreditando, porém, que, se a escuridão existe, também a luz deve existir. A minha lógica e a dele só divergiam neste ponto. Contudo, para mim, isso seria certamente sempre um abismo intransponível. 
   — Mas a luz tem de existir. Os milagres provam-no. Ainda hoje acontecem milagres de vez em quando.
   — Sim, os milagres do Diabo talvez...
   — O que significa essa conversa sobre o Diabo?
   Senti-me tentado a contar-lhe aquilo que tinha experimentado no último ano mais ou menos, mas tive medo de que ele o contasse à minha mulher e aos meus filhos e que eu acabasse como a minha mãe, num sanatório mental.
   — O que é que tem ali? — perguntei.
   Este velho robusto virou-se para olhar para a estante envelhecida com uma expressão jocosa como a de Pã.
   — As obras completas de Dostoievski. Alguma vez leste Crime e Castigo?


Ryūnosuke Akutagawa, in Rashōmon e Outras Histórias, trad. Virgílio Tenreiro Viseu, 2.ª edição, Junho de 2019, pp. 326-327.

Sem comentários: